20/06/2018

Londrina sedia simpósio de reumatologia no fim do mês

Evento será realizado nos dias 29 e 30 de junho e tratará da Colagenose, a doença do colágeno

Londrina vai sediar, no fim do mês (dias 29 e 30), o 6º Simpósio do Interior do Paraná, da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR). O tema deste ano será “Colagenose", um grupo de doenças autoimunes e inflamatórias que prejudicam o tecido conjuntivo do corpo - responsável por funções como preencher os espaços entre órgãos, dar sustentação, além de ajudar na defesa do organismo.

De acordo com a reumatologista Dra. Neide Tomimura, coordenadora do evento, a programação abrange temas atuais sobre diagnóstico e tratamento das diversas colagenoses. “O simpósio está direcionado à atualização dos reumatologistas, mas também será de grande interesse para estudantes de medicina e residentes. Esperamos reunir muitos colegas de Londrina e região e contaremos com participação de renomados palestrantes de São Paulo, Maringá, Curitiba e Londrina”, disse.

A SPR tem uma preocupação constante com a rápida evolução da medicina em termos mundiais e com a necessidade de informar corretamente a população sobre as mais de 120 doenças reumáticas conhecidas da atualidade, entre elas, as colagenoses. Essas doenças podem atingir vários órgãos e sistemas do corpo, como pele, pulmões, vasos sanguíneos e tecidos linfáticos, por exemplo, produzindo sinais e sintomas principalmente dermatológicos e reumatológicos, que incluem dores nas articulações, lesões na pele, alterações na circulação sanguínea ou boca e olhos secos.

O 6º Simpósio da SPR será realizado no Hotel Boubom. As inscrições são gratuitas, porém limitadas e podem ser feitas no site. A programação do simpósio prevê, no dia 29, a partir das 8 da noite, a palestra “Uveites crônicas: o papel do reumatologista”, com o Dr. Dawton Torigoe, seguida de uma discussão sobre o tema.

No sábado (30) a Dra. Thelma Larocca Skare, do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, fala sobre “Manifestações graves do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES); em seguida o Dr. Felipe Grizzo, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), fala sobre “Acometimento renal nas doenças reumatológicas”; a Dra. Lígia Martin, da Universidade Estadual de Maringá (UEL), faz palestra com o tema “Lesões cutâneas das doenças do tecido conectivo - visão do dermatologista” e a Dra. Anna Hermínia Castro Gomes de Amorim, do Hospital Universitário da UEL, vai encerrar apresentando um estudo de um caso clinico, com o tema “Experiência com o uso de Belimumabe no Hospital Universitário”.

Serviço:

6º Simpósio do Interior do Paraná, da SPR
Local: Hotel Bourbom - Alameda Miguel Blasi, 40 – Centro de Londrina
Data: 29 e 30 de junho
Inscrições: https://bit.ly/2pZKW9C

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios