15/03/2007

AMB e CFM lançam o maior programa gratuito de educação médica à distância do mundo


A Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançaram oficialmente no 15 de março de 2007, em solenidade prestigiada por profissionais da área de saúde, de medicina, por representantes da indústria e lideranças médicas, um inovador programa de atualização científica gratuito para médicos. Sem precedentes no Brasil e no restante do mundo, o Programa Nacional de Educação Continuada à Distância AMB/CFM visa a disseminar o conhecimento e as novas descobertas diagnósticas e terapêuticas, contribuindo, assim, para elevar o nível da medicina e ainda para a melhoria do atendimento aos pacientes.

"É uma ação que beneficia especialmente a população", afirma o presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral. "Por intermédio do acesso livre e fácil para a atualização de todo e qualquer médico do território nacional, independentemente da localização geográfica, possibilitamos aos cidadãos uma assistência mais qualificada melhores indicações diagnósticas e terapêuticas e ainda maior adesão ao tratamento".

Estão aptos a participar do Programa Nacional de Educação Continuada os 316.126 médicos na ativa no Brasil. As aulas abrangerão as 56 especialidades médicas reconhecidas oficialmente pela AMB e pelo CFM, num total de 2.688 horas de programação. Serão orientações baseadas no Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira, que reúne as melhores evidências científicas, permitindo aos profissionais, tanto da rede pública quanto da privada, utilizar-se de procedimentos e diagnósticos comprovadamente eficazes.

Em virtude da dificuldade que muitos médicos enfrentam para participar de congressos, simpósios e conferências de suas respectivas especialidades e áreas de atuação - normalmente por questões financeiras, como o alto custo de locomoção, hospedagem e alimentação, e também por não poder deixar de lado o atendimento no consultório ou hospital - Programa Nacional de Educação Continuada será totalmente on-line. A solução, desenvolvida pela Med Center, garante que médicos moradores de regiões distantes do interior do Brasil ou de difícil acesso recebam o mesmo conteúdo de excelência que os médicos de hospitais de referência dos grandes centros.

"A plataforma que desenvolvemos contempla a facilidade de acesso, recursos para retenção e fixação, como animação, gráficos e ilustrações, isso sem falar que trazem até a discussão de casos clínicos", comenta Marcel Muraro, da Med Center. "A pedido da AMB, também está aberta a possibilidade de o conteúdo ser impresso ou baixado em download, se o médico achar mais conveniente para estudar".

O processo valerá créditos para a revalidação do título de especialista, que deve ocorrer, obrigatoriamente, a cada cinco anos por determinação da resolução 1772 do Conselho Federal de Medicina. A normativa se aplica a todos os formados após 1.º de janeiro de 2006.

"Ao todo, nosso curso permitirá a soma de 1.344 créditos, gratuitamente", revela José Luiz Gomes do Amaral. 'É 20% mais do que o necessário para a revalidação".

"Nossa profissão é uma ciência que exige estudar contínuo", completa o dr. Edson Oliveira Andrade, presidente do CFM. "Ao ano, apenas de artigos indexados a produção chega a 35.000. Em cinco anos perdemos cerca de 50% do conhecimento válido... Com a agravante de que podem ser os 50% vitais na hora do atendimento. O projeto da AMB e do CFM não é dos médicos, é da sociedade. Não é de uma corporação, é um ato de cidadania. Aliás, é um elemento transformador na busca de um destino favorável a todos".

A Comissão Científica organizadora do Programa Nacional de Educação Continuada é composta por renomados especialistas, como Cláudio Lottenberg (Albert Einstein), Décio Mion (HC/FMUSP), Bruno Caramelli (editor da Revista Científica da AMB), Edson Oliveira Andrade (CFM), José Luiz Gomes do Amaral (AMB), Antônio Gonçalves Pinheiro (CFM), Giovanni Guido Cerri (AMB) e Eleuses Vieira de Paiva (Comissão Nacional de Acreditação).


Números e histórico da revalidação

O sistema da revalidação do título de especialista, em vigor desde 1º de janeiro de 2006, vem tendo excelente resposta da classe médica. Para ter uma idéia, estima-se que no ano passado tenha ocorrido um aumento de cerca de 50% nos congressos, jornadas, simpósios e outras iniciativas promovidas pelas especialidades médicas, associações, conselhos e sindicatos para o desenvolvimento continuado. Porém, como o processo teve início em 2006, não há base comparativa o que somente acontecerá em 2007.

A Comissão Nacional de Acreditação (CNA) recebeu, no período, o pedido de cadastramento de 7.000 eventos para o sistema de soma de créditos para a revalidação. Destes, cerca de 4.000 foram aprovados. Ou seja, mais de dez eventos por dia. Se considerarmos que a média de duração desses eventos é superior a duas horas, podemos dizer que os médicos tiveram cursos de atualização durante as 24 horas dos 365 dias do ano. Média que aumentará esse ano com o inédito curso que está sendo lançado pela Associação Médica Brasileira e com a consolidação do processo de acreditação.

Em breve o processo de cadastramento gratuito dos médicos será aberto a todos os médicos, que só terão de se cadastrar gratuitamente na AMB.

Fonte: AMB (www.amb.org.br ou 3178-6800).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios