14/09/2018

Academia Paranaense de Medicina empossa novos acadêmicos

Sessão solene será na sede da AMP, no dia 5 de outubro, e pela primeira vez terá um correspondente estrangeiro

A Academia Paranaense de Medicina irá empossar dois novos Acadêmicos Titulares e um Acadêmico Correspondente Estrangeiro em sessão solene a ser realizada na sede da Associação Médica do Paraná, no dia 5 de outubro. Pela primeira vez na história da APM, que em junho completou 39 anos, ocorre a incorporação de correspondente estrangeiro, o italiano, Prof. Dr. Oreste Terranova. A solenidade será conduzida pelo acadêmico presidente Dr. Avelino Ricardo Hass.

Conheça os eminentes doutores que serão empossados durante a cerimônia:

clique para ampliarclique para ampliarProf. Dr. Rogério Andrade Mulinari (Foto: Câmara Municipal de Curitiba)
Prof. Dr. Rogério Andrade Mulinari

Formado em 1978 pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Clínica Médica e Nefrologia, o Dr. Rogério Mulinari será empossado como Acadêmico Titular na cadeira número 18, Patrono Francisco Martins Franco, tendo como Acadêmico Titular Fundador o Dr. Adyr Soares Mulinari.

Ele, que atende desde 1985 no Hospital Nossa Senhora das Graças e por 29 anos trabalhou no Hospital de Clínicas, dedicou e ainda dedica grande parte de sua carreira à UFPR. Ele ingressou como professor de Medicina na instituição em 1992 e atualmente é Professor Titular do Departamento de Clínica Médica - onde também foi Chefe de Departamento entre 1994 e 1999.

De lá para cá, foi coordenador da Pós-Graduação em Medicina Interna (2000-2002), diretor do Setor de Ciências da Saúde (2002-2009) e vice-reitor da UFPR de 2009 a 2017. Além disso, também contribuiu para a implantação do doutorado no programa de pós-graduação em Medicina Interna (1995); da graduação em Medicina no Campus Toledo da UFPR (2016) e do programa de Especialização em Atenção Básica (2018).

clique para ampliarclique para ampliarProf. Dr. Júlio Cesar Pisani recebendo homenagem da Academia Paranaense de Medicina (Foto: APM)
Prof. Dr. Júlio Cesar Pisani

O Prof. Dr. Júlio Cesar Pisani, graduado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1974), será empossado como Acadêmico Titular na cadeira número 31, Patrono Julian Szymanski, tendo como Acadêmico Titular Fundador, o Doutor Miroslau Constante Baranski e como segundo Acadêmico Titular, o Doutor Calixto Antônio Hakin Neto.

Especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva pela Associação Médica Brasileira, ele também fez pós-graduação na área de Endoscopia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Instituto Nacional do Câncer em Tóquio e Midlesex Hospital em Londres. Além disso, fez Residência Médica em Cirurgia pelo Departamento de Cirurgia da UFPR, instituição na qual fez seu doutorado e atua como professor associado nível 3 em Gastroenterologia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Oreste Terranova (Foto: Conselho Comunal de Padova)
Prof. Dr. Oreste Terranova

O italiano, Prof. Dr. Oreste Terranova, será empossado pela APM como Acadêmico Correspondente Estrangeiro. Atualmente ele é professor emérito de Cirurgia Geral da Universidade de Pádua (Itália), instituição na qual se formou em 1966 e ocupou diversos cargos administrativos. Lá foi Presidente do curso de graduação em Medicina e Cirurgia (agora Escola de Medicina e Cirurgia) entre 2000 e 2006; Presidente da Comissão de Láurea em Medicina e Cirurgia (2000-2012); Diretor da Clínica Cirúrgica Geriátrica; Diretor do Departamento de Ciências Cirúrgicas e Gastroenterológicas, assim como de outros programas de Mestrado e Cursos Avançados. Além disso, foi responsável pelo acordo entre a Universidade Federal de Curitiba e a Universidade de Pádua, e de 2000 a 2002 foi Presidente Nacional do Colégio dos Professores Titulares de Cirurgia Geral.
Como médico participou de aproximadamente 31 mil intervenções e casos operatórios (cirurgia geral, vascular e torácica). Em sua trajetória também foi Diretor da Clínica Cirúrgica Geriátrica da fundação; Diretor do Departamento dos idosos da fundação; Diretor de placa endoscópica; Chefe do Serviço de Aconselhamento Cirúrgico do Hospital Geriátrico e Chefe do Serviço de Aconselhamento Cirúrgico do Hospital Psiquiátrico.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios