18/12/2006

Academia de Medicina homenageia Prof. Wittig

O título de "Médico do Paraná" foi conferido este ano pela Academia Paranaense de Medicina ao Prof. Ehrenfried Othmar Wittig, membro-nato do Conselho Regional de Medicina, editor da Revista Arquivos e fundador e diretor do Museu da Medicina. A tradicional homenagem anual ocorreu no dia 25 de novembro, em reunião-almoço que marcou o encerramento das atividades da Academia no exercício. Sérgio Fonseca Tarle, presidente da Academia de Medicina, diz que a comenda visa exaltar os médicos que se destacam em prol da atividade, pela valorização da profissão, pela pesquisa, liderança ou mesmo pelo resgate da história da Medicina. No ano passado, o homenageado tinha sido o Dr. Walfrido Leal.


Os acadêmicos Iseu de Santo Elias Affonso da Costa e João Gualberto de Sá Scheffer fizeram a saudação ao homenageado de 2006, em nome dos 50 membros da APM. O Prof. Wittig é natural de Rio Negro e fará 70 anos em março do ano que vem. Graduou-se em Medicina em 1961 pela UFPR e é especialista em fisiatria e neurologia. É membro da Academia Brasileira de Nerologia e fundador da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica (Sbin), integrando ainda a Fundação Ecumênica/Centro de Pesquisas, onde há mais de 30 anos começou a coordenar a realização do "Teste do Pezinho".


Professor da Federal, o Dr. Wittig também compõe grupos técnicos de trabalho no CRM, incluindo a Câmara Técnica de Morte Encefálica. A multiplicidade de ações inclui ainda atividades jornalísticas, talento exercido a partir da etapa acadêmica, tendo sido colaborador em várias publicações, inclusive jornais convencionais. Possui dezenas de artigos científicos publicados, assim como capítulos em livros. O Museu da Medicina ele fundou na primeira metade da década de 70, sendo seu diretor até hoje e incansável no enriquecimento do acervo. Faz parte do Conselho Editorial do CRM e edita a Revista Arquivos desde a sua criação, há mais de duas décadas.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios