14/11/2006

Acreditação de laboratórios tem Norma atualizada

O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (Palc), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), lançou a versão 2007 de sua Norma. Ela foi apresentada oficialmente no 40º Congresso da SBPC/ML, realizado em setembro, em Curitiba, mas entrará em vigor em janeiro.

A Norma atual, de 2004, continua a valer até 30 de junho do ano que vem. Durante o período de superposição das duas normas, os laboratórios poderão escolher por qual delas querem ser acreditados. A partir de 1º de julho, somente a versão 2007 terá validade e será obrigatória para as auditorias realizadas a partir daquela data.

Segundo a diretora de Acreditação da SBPC/ML, Luisane Vieira, a Norma do Palc foi atualizada para se adequar à Resolução RDC 302/2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e à norma internacional ISO 15.189, que se refere a requisitos especiais de qualidade e competência dos laboratórios clínicos.

Outra novidade é a inclusão de itens específicos para os Testes Laboratoriais Remotos (TLR), que são aqueles realizados à beira do leito, fora do local do laboratório. "Este é um aspecto de muita importância para os laboratórios clínicos, uma vez que se espera um enorme crescimento desses testes nas próximas décadas. Houve o reconhecimento oficial de que eles podem ser executados por pessoas treinadas, mas não devem ser supervisionados por um responsável técnico de laboratório, além de obedecer a todos os princípios das Boas Práticas de Laboratórios Clínicos", explica Luisane Vieira.

Na versão 2007 também foram incluídos alguns termos no glossário, que está mais completo e educativo, segundo a diretora da SBPC/ML. Houve a preocupação de encontrar a tradução mais adequada para português de expressões utilizadas na área de gestão da qualidade, onde a maioria tem origem na língua inglesa.

Os textos completos da Norma Palc 2007 e do regulamento de transição 2004-2007 estão na página "Acreditação de laboratórios" do site da SBPC/ML (www.sbpc.org.br/PALC).


Fonte: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios