06/06/2007

Arlindo Chinaglia afirma compromisso com a saúde durante a abertura do XI ENEM


A mesa de abertura do XI Encontro Nacional das Entidades Médicas, que teve início hoje (06/06), em Brasília, foi composta pelos presidentes do Conselho Federal de Medicina, Edson de Oliveira Andrade; da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral; da Federação Nacional dos Médicos, Eduardo Santana, e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP).


O presidente do CFM, Edson Andrade, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu a presença do presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG). Andrade atribuiu a presença de Chinaglia na presidência da Câmara dos Deputados, como de extrema importância para os médicos e para toda a sociedade: "é uma vitrine para nós médicos".


Arlindo Chinaglia ressaltou que pretende fazer da presidência da Câmara um instrumento para avançar a saúde pública no Brasil. "Assumo o compromisso de votarmos até o final deste ano a regulamentação da Emenda Constitucional 29 (que vincula recursos federais, estaduais e municipais para a saúde)".


Em seguida, destacou a importância de as entidades médicas promoverem um debate sobre a formação profissional, a carreira do médico e o Sistema de Saúde. "São desafios que provam que estas entidades estão preocupadas com a saúde da população".


O presidente da Câmara ainda falou sobre a irresponsabilidade de abertura indiscriminada de escolas médicas. "Temos que começar a discutir não só o fim da abertura dessas faculdades, como também impor uma avaliação e fechar as escolas que se mostrem inadequadas. O médico mal formado é um risco para a saúde", enfatizou, lembrando que o Projeto de Lei 65/03, de sua autoria, encaminhado em caráter de urgência na semana passada, proíbe a criação de novos cursos de Medicina durante dez anos.


O presidente do CFM, Edson Andrade, informou que existem, hoje, cerca de 75 pedidos de escolas médicas no Ministério da Educação e pediu um posicionamento firme do governo contra a proliferação de faculdades de medicina.




CBHPM


Eduardo Santana, presidente da Fenam, agradeceu o apoio de Chinaglia para a aprovação do Projeto de Lei 3466/04, que cria o rol de procedimentos e serviços médicos para o setor de saúde suplementar com base na CBHPM, conquistada na semana passada.


Segundo o presidente do CFM, Edson Andrade, foi mais uma etapa "de luta justa vencida pelos médicos, para decidir sobre seu próprio trabalho, em busca de um melhor atendimento à população. A CBHPM aponta para o que interessa aos pacientes, mas que os planos e seguros de saúde não cobrem ou não querem cobrir".


"Parabenizo as entidades pela aprovação do PL na Câmara. A abordagem com o Senado Federal pode ter um tom bem mais otimista", disse Chinaglia.




XI ENEM


De 6 a 8 de junho, os principais problemas e demandas da saúde e da medicina do Brasil estarão em pauta no XI Encontro Nacional das Entidades Médicas, no Distrito Federal.


Médicos de todo o país, lideranças do Conselho Federal de Medicina (CFM) , da Associação Médica Brasileira (AMB), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), da Frente Parlamentar de Saúde, deputados e senadores, além dos ministros da Saúde e Educação, José Gomes Temporão e Fernando Haddad, respectivamente, participarão do Encontro Nacional das Entidades Médicas, buscando uma equação mais adequada para a relação recursos/gastos.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios