Atendimento Pré-Hospitalar - 6º módulo: Afogamento

O Projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR dá continuidade ao 1° Curso de Atualização em Atendimento Pré Hospitalar com aula no dia 16 de agosto. Este é o 6º módulo de um total de 10, que são realizados mensalmente. A proposta do curso é abranger os diferentes temas relacionados ao trauma e ao atendimento clínico pré-hospitalar.

O curso tem parceria com o SIATE Curitiba - Núcleo Estadual de Educação em Urgência/ Diretoria de Política de Urgência e Emergência – NEU-PR/ DPUE/ SESA-PR, Departamento de Urgência e Emergência – DUE / SMS-CTBA através do Núcleo de Educação Permanente – NEP e Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) – Capítulo Paraná

Estão convidados a participar todos os profissionais da área de saúde envolvidos com o atendimento pré-hospitalar, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do SAMU 192, SIATE, serviços privados de APH, UPAS e Hospitais do Estado do Paraná, condutores, socorristas e acadêmicos de Medicina e Enfermagem. As aulas terão início sempre às 20h. A participação pode ser presencial, na sede do CRM-PR, ou via web.

* * *

Programação:

19h30 | Credenciamento

20h00 | Palestra: Atendimento pré-hospitalar no paciente afogado
Palestrante: Dr. João Claudio Campos Pereira (CRM-PR 23.032)

20h30 | Palestra: Prognóstico e tratamento definitivo
Palestrante: Dra. Lúcia Eneida Rodrigues (CRM-PR 14.936)

21h00 | Palestra: Prevenção, reconhecimento e resgate
Palestrante: Major QOBM Jonas Emmanuel Benghi Pinto

21h30 | Discussão
Coordenador / Moderador: Dr. João Claudio Campos Pereira (CRM-PR 23.032)
Debatedor: Dr. Marcio Luiz Nogarolli (CRM-PR 9.968)

22h30 | Encerramento

* * *

Conheça os palestrantes

Dr. João Cláudio Campos Pereira
Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela UFPR. Professor do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe, das disciplinas de Trauma e Propedêutica. Médico do SIATE – Curitiba. Médico do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Médico do Resgate Aéreo da Polícia Rodoviária Federal e do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas. Diretor médico do SAMU Litoral – Paranaguá. Médico da UTI do Hospital Regional do Litoral. Instrutor do ATLS. Instrutor da Escola Estadual de Saúde do Paraná.

Dra. Lúcia Eneida Rodrigues
Formada pela UEL. Infectologista pela UEL com sub área de Epidemiologia. Intensivista pela AMIB. Ex-médica do SIATE Maringá. Foi coordenadora de urgência e emergência de Operações Verão e atua há 17 anos nas Operações Verão. Médica Hiperbárica especialista em acidentes de mergulho pela NOAA / US NAVY. Hiperbaric Safety Director pela ATMO. Medica Voluntária da DAN Hotline de atendimento de acidentes de mergulho em português para o mundo todo (Divers Alert Network). Mergulhadora.
 
Jonas Emmanuel Benghi Pinto
Oficial Bombeiro Militar, atua com Planejamento, Operações e Treinamento no 8º Grupamento de Bombeiros – Litoral PR. Possui experiência e trabalho com afogamentos, tendo atuado em 19 Operações Verão. Formação: Bacharelado e Licenciatura em História (UFPR/1991), Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares (APMG/1996) e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (APMG/2011). Tem como especializações, dentre outras: Busca e Salvamento (CBPR/2000), Resgate em Montanha (COSMO/2000), Gestão de Grandes Incidentes (Inglaterra/2003), Instrutor de Educação Física (APMG/2004), Instrutor para Emergências com Produtos Perigosos (EUA/2005), SAR 005 (FAB/2008), Operações em Espaços Confinados (TRANSPETRO/2009). Instrutor do Corpo de Bombeiros da PMPR há vários anos, e também da Força Nacional de Segurança Pública. 

Dr. Márcio Luiz Nogarolli (CRM-PR 9.968)
Formado em Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná em 1984. Instrutor voluntário do Corpo de Bombeiros  de 1980-1989. Integrante da primeira turma de médicos instrutores do SIATE. Médico do SAMU, SIATE e Serviço aeromédico.

* * *
 
Participação presencial

Para participar presencialmente, preencha o formulário de inscrição disponível aqui.

Participação online
Aqueles que optarem por acompanhar o evento via web serão liberados por ordem de acesso à plataforma, no dia e hora do evento.

O participante deverá acessar a página incial do site do CRM-PR e clicar no banner da "Transmissão Online". Ele será direcionado a um formulário de entrada, onde deverá informar seus dados para emissão do certificado e clicar em "cadastrar-se". Em seguida aparecerá na tela o link para entrar na sala de transmissão.

Certificados

Todos os certificados de Educação Médica Continuada são disponibilizados no site do CRM-PR em até 30 dias após a realização do evento. Será fornecido certificado independente para cada módulo do curso. Saiba mais.

* * *

Serviço:

Atendimento Pré-Hospitalar - 6º módulo: Afogamento
Data: 16 de agosto de 2017
Hora:
20h
Local: 
Sede do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre, Curitiba – PR - Auditório Raquele Rotta Burkiewicz – andar S1)
Dúvidas e informações: eventos@crmpr.org.br | (41) 3240-4045 ou 8416-7171.

Formulário de inscrição para participação PRESENCIAL

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios