09/11/2006

CFM aprova resolução sobre terminalidade de vida



A Plenária do Conselho Federal de Medicina aprovou por unanimidade hoje, 9 de novembro, Resolução que aborda a suspensão de procedimentos e tratamentos que permitem o prolongamento da vida em fase terminal de enfermidades graves e incuráveis.


O texto da Resolução afirma que é permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente, garantindo-lhe os cuidados necessários para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistência integral, respeitada a vontade do paciente ou seu representante legal.


A Resolução também trata das obrigações dos médicos e do direito do paciente de receber todos os cuidados necessários para alívio do sofrimento.


A Resolução foi proposta pela Câmara Técnica sobre a Terminalidade da Vida composta pelo Conselho Federal de Medicina, Conselho Regional de Medicina de São Paulo e Sociedade Brasileira de Bioética.


Clique aqui para ler trechos da entrevista coletiva concedida pelo presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, no dia 10 de novembro.

Clique aqui para ler notícia sobre a manifestação de apoio da CNBB em relação à resolução sobre doentes terminais.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios