28/06/2006

CRM promoverá em agosto o II Simpósio de Ética e Educação Médica

A Comissão de Ensino Médico do Conselho Regional de Medicina do Paraná, criada há dois anos, está ultimando os preparativos para o II Simpósio de Ética e Educação Médica. A segunda edição do evento pretende envolver não apenas os acadêmicos de Medicina, mas também representantes de todo o complexo que envolve o Ensino Médico no Estado. O objetivo é contribuir para o maior intercâmbio entre as Escolas Médicas e os próprios estudantes, além de colocar em discussão aspectos que envolvem a melhor formação.

O Simpósio vai ocorrer nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório da sede de Curitiba, logo após o término do Simpósio Internacional sobre "Declaração Universal de Bioética de Direitos Humanos da UNESCO". São dois os temas centrais do evento: "Formação Médica: Responsabilidade de todos" e "Indicadores da Formação Médica". Para debater estes assuntos representantes dos estudantes, coordenadores de curso, professores, membros da Comissão e gestores estarão presentes. Entre os principais conferencistas estão o presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e Diretor do Curso de Medicina da USP, Prof. Dr. Milton de Arruda Martins, e a ex-diretora executiva da Abem e Professora Adjunta do Departamento de Clínica Médica da Universidade Santa Maria (RS), Prof.ª Dr.ª Jadete Barbosa Lampert.

O Coordenador da Comissão de Ensino Médico e 2.º Secretário do Conselho, Luiz Sallim Emed, faz questão de esclarecer que o Conselho de Medicina não pretende substituir o papel de qualquer instituição. "A intenção é apenas contribuir com os coordenadores dos cursos de medicina e com o corpo docente e discente para, em um esforço conjunto de todos, desenvolver estratégias para melhorar as condições de trabalho e do ensino para a melhor formação dos futuros médicos", explica.



A Comissão

De acordo com o coordenador, a Comissão (criada pela Portaria n.º 002/2004-DIR) tem como objetivo auxiliar e contribuir para a melhoria e aperfeiçoamento do contato entre as Escolas Médicas e os estudantes de Medicina do Estado, além de ajudar a melhorar a qualidade da educação e formação dos futuros médicos. Por isso, estão sendo planejadas reuniões itinerantes em cada Faculdade até o final do ano, com o propósito de aumentar o diálogo entre alunos e professores na busca por soluções dos possíveis problemas enfrentados em cada instituição.

"O Simpósio será apenas uma das etapas deste plano. Transformar a Educação Médica deve ser objetivo tanto dos discentes quanto do docentes e a gente percebe que nem sempre existe este intercâmbio", afirma um dos membros da Comissão e ex-coordenador do curso de Medicina da UFPR, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho.



Programação preliminar:

II Simpósio de Ética e Educação Médica

Data: 18 e 19 de agosto de 2006

Local: Auditório do CRM-PR



SEXTA-FEIRA (18/08/2006)


19h30 - Abertura do simpósio com o tema: "Formação Médica: Responsabilidade de todos"

Palestra: "Perfil do Graduando em Medicina" - Prof. Milton de Arruda Martins (presidente da Abem e Diretor do Curso de Medicina da USP)

Debatedores:

Representante dos Alunos: "Necessidades dos alunos"

Representante da Sociedade: "Expectativas da Comunidade"

Gestor: "Contribuição do Gestor na Formação"



20h30 - Lanche


20h45 - Debate com plenária




SÁBADO (19/08/2006)


9h00 - Palestra: "Indicadores para melhor formação médica" - Profª Jadete Barbosa Lampert (ex-diretora executiva da Abem / Universidade Santa Maria - RS)


10h00 - Lanche

10h15 - Discussão dos Indicadores em grupos com professores e alunos.


11h30 - Apresentação dos relatórios.


13h - Almoço de encerramento.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios