08/03/2017

CRM-PR recepciona 191 novos médicos em reunião de ética em Curitiba

Cerimônia foi realizada na manhã desta quarta (8), com a entrega das carteiras e documentos profissionais

clique para ampliar>clique para ampliarReunião teve a participação de 191 novos médicos. (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional do Medicina do Paraná realizou na manhã desta quarta-feira, 8 de março, em sua sede em Curitiba, a tradicional reunião ética para entrega da carteira profissional e documentos aos médicos recém-formados inscritos no Conselho.

Ao todo, foram 191 participantes que acompanharam palestra do presidente, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, e do vice-presidente, Dr. Roberto Issamu Yosida. Em sua apresentação o Dr. Wilmar falou sobre as atividades desenvolvidas pelo CRM, sobre os cursos de Educação Médica Continuada, que são oferecidos gratuitamente, e também sobre os serviços prestados aos médicos.

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Roberto já foi corregedor e atualmente é vice-presidente do Conselho. (Foto: CRM-PR)

Por sua vez, o Dr. Roberto destacou a importância da conduta ética, dando recomendações aos novos médicos no que diz respeito ao preenchimento de prontuário, manutenção do sigilo na relação com os pacientes e a importância de uma comunicação sempre clara.

Aproveitando a passagem do Dia Internacional da Mulher, também nesta quarta, ele parabenizou as novas colegas, citando que, no estado do Paraná, dos 24.502 profissionais inscritos no Conselho, 39,45% são mulheres, número que só tende a aumentar e já começa a se confirmar: dos 191 presentes na reunião, 104 eram mulheres. Por fim, o Dr. Roberto lembrou da importância de cada um cuidar da própria saúde e encerrou sua fala com um vídeo da Cleveland Clinic sobre empatia. Assista.

Novos médicos

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Michel pretende seguir os passos do pai na Cardiologia. (Foto: CRM-PR)

Os recém-formados são oriundos de diversas universidades, tanto paranaenses como PUC, UFPR, Evangélica e Positivo, como de outros estados, ente elas a Unifenas - Universidade José do Rosário Vellano, em Minas Gerais, onde se formou a Dra. Bruna Cristina Santin (CRM-PR 37.069). Ela nasceu em Pato Branco, fez cursinho em Curitiba, faculdade em Belo Horizonte e agora voltou a Curitiba, onde pretende se especializar em Medicina Intensiva.

Nascido em União da Vitória, o Dr. Michel Côas Herner (CRM-PR 37.369) também recebeu seus documentos na reunião desta quarta. Ele se formou na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, já iniciou a residência em Clínica Médica, na Evangélica, e, dando seguimento aos passos do pai, o Dr. Lauro José Herner (CRM-PR 9.642) pretende se especializar em Cardiologia. “Nunca pensei em fazer outra coisa”, conta animado, explicando que já começou a se aprofundar na especialidade durante a faculdade, criando uma Liga de Cardiologia. 

clique para ampliar>clique para ampliarAmigos de faculdade. (Foto: CRM-PR)

Os Drs. Felipe Augusto Quirino De Farias (CRM-PR 37.387), Franccesca Asinelli de Macedo Lopes (CRM-PR 37.405) e Fernanda Milaneis (CRM-PR 37.394) deram o exemplo da união que surge nos bancos da universidade, nas longas horas de estudo e na superação das dificuldades e receberam juntos suas carteiras profissionais. Eles se formaram em janeiro deste ano na PUC-PR, em Curitiba.

Natural de Umuarama, o Dr. Felipe está cumprindo suas obrigações no exército com a vaga de residência em Clínica Médica na Santa Casa de Ponta Grossa à sua espera. A Dra. Franccesca iniciou a especialização em Pediatria no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, sua cidade natal, e a Dra. Fernanda, que vem de Prudentópolis, está considerando ainda se vai seguir a carreira em Oftalmologia ou Otorrinolaringologia.

clique para ampliar>clique para ampliarSonho realizado para o Dr. Alan. (Foto: CRM-PR)

O Dr. Alan Bueno (CRM-PR 37.070) recebeu seus documentos acompanhado da filha, a pequena Lavínia, de apenas quatro anos, e da esposa, Dra. Anakarina Perdun Bueno (CRM-PR 27.578). Ele conta que atuou durante alguns anos como policial militar, mas o sonho de cursar medicina falou mais alto e então decidiu buscar o que realmente queria. Foram anos trabalhosos e cansativos, conciliando a faculdade com os cuidados da filha e a residência da esposa em Pediatria, mas o dia de hoje fez tudo valer a pena. Apesar da aprovação no curso de residência em Anestesiologia do INC, em Curitiba, a família optou por voltar à cidade natal do Dr. Alan, São Mateus do Sul.

Regional de Paranavaí também recepcionou novos médicos

A Dra. Jessica de Almeida Kulevicz (CRM-PR 37.116) e o Dr. Pedro Augusto Fontanelli Freitas (CRM-PR 37.251) participaram nesta quarta (8) de reunião com a Diretora da Delegacia de Paranavaí, Dra. Hortência Neves, e receberam suas carteiras profissionais e demais documentos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios