11/01/2017

CRM-PR repudia conduta ofensiva contra médicos de Londrina

Médicos, demais profissionais de saúde e pacientes foram constrangidos no ambiente de trabalho por vereador e imagens foram expostas indevidamente nas redes sociais

O Conselho Regional de Medicina do Paraná expressa o seu veemente repúdio à sucessão de atitudes desrespeitosas e ofensivas adotadas pelo vereador Emerson Petriv em ambiente de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol, em Londrina, município onde inicia mandato legislativo. Além de constranger médicos, demais profissionais de saúde, guardas municipais e também usuários dos serviços, ainda promoveu a exposição indevida de suas imagens em redes sociais, rompendo os limites legais para amparar a autopromoção e propiciar conotação sensacionalista.

Este CRM reconhece ter o representante do legislativo municipal, assim como seus demais pares, a prerrogativa de fazer questionamentos sobre aspectos administrativos envolvendo unidade pública de saúde e que devem ser apurados e respondidos pelo gestor. Porém, a sua destemperança é agressiva à toda classe médica. Ao se referir à UPA como “depósito de rejeitados”, também ofende a comunidade londrinense, seus servidores e representantes.

O Conselho de Medicina já requereu à Câmara Municipal de Londrina para que, por sua comissão de ética, apure a conduta do referido parlamentar, sem prejuízo a possíveis responsabilizações de alcance cível e criminal.

Pelas circunstâncias e repercussão dos fatos, o CRM-PR solidariza-se e também cumpre desagravar os médicos que foram aviltados em seu local de trabalho. Ao mesmo tempo, cumpre reiterar o seu papel de órgão disciplinador e fiscalizador da atividade médica, sempre com a missão preponderante de assegurar à população o melhor na atenção a sua saúde. Nesse sentido, manter-se-á atento para que os rigores éticos da profissão sejam preservados.

Luiz Ernesto Pujol, Presidente do CRM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios