CRM-PR 60 anos: personagens

EM DEFESA DA ÉTICA E DA VALORIZAÇÃO DA MEDICINA
HOMENAGEM AOS PRECURSORES DESTA TRAJETÓRIA


Divulgação em sequência do perfil dos conselheiros pioneiros propõe restaurar um pouco da história do Conselho e do ideário de seus personagens a partir da segunda metade do século passado.

clique para ampliarCRM-PR 60 anos (Foto: CRM-PR)
Na passagem do 60.º aniversário do início de atividades do Conselho Regional de Medicina do Paraná, reconstituímos um pouco desta trajetória publicando o perfil dos conselheiros pioneiros e seus sucessores. Uma forma de reconhecer o trabalho realizado em defesa da ética e da Medicina e, ao mesmo tempo, exaltar esses personagens como exemplos permanentes àqueles que exercem ou que se iniciam na atividade.

Por certo, o resgate da história individual poderá apresentar lapsos e não realçar a extensão do conhecimento, da dedicação e da importância que esses ilustres médicos representam na profissão e no ensino. Assim, novas informações e detalhes poderão ser incorporados a qualquer tempo, dentro das possibilidades que as ferramentas atuais de comunicação permitem, oferecendo ao futuro fontes de consultas mais fidedignas à envergadura das personalidades.

A divulgação em nosso Portal e outros meios será sequencial e tendo como ponto de partida a referência aos integrantes da diretoria provisória do CRM-PR, que inaugurou a etapa de cadastro de médicos que se encontravam em atividade no Estado após a sanção da Lei n.º 3.268, de 30 de setembro de 1957 (que criou os Conselhos), e também o processo eleitoral que permitiu a escolha, pelo voto direto, do primeiro corpo conselhal, empossado no dia 30 de maio de 1959, em solenidade que ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.

A prioridade estará focada nos conselheiros pioneiros e nos integrantes das diretorias que se sucederam desde a provisória, formando um total de 12 gestões, com 29 composições diretoras e 21 diferentes presidentes. A eles também se somam os conselheiros efetivo e suplente de cada gestão que representou o Paraná no Conselho Federal de Medicina. Grande parte desses grandes vultos da Medicina Paranaense continua fazendo parte do nosso cotidiano, pois emprestam seu nome a logradouros públicos, como escolas, unidades de saúde, praças, ruas e avenidas. Merecida homenagem pelo legado que deixaram.

O CRM-PR agradece as possíveis correções, informações complementares para os perfis e também fotografias que podem melhor contar a história da autarquia e de seus personagens nestes 60 anos. O envio pode ser feito por e-mail (comunicacao@crmpr.org.br). Contatos com o Departamento de Comunicação pelos telefones (41) 3240-4026, 3240-4066, 3240-7809.

O primeiro perfil publicado é o do Prof. Dr. Milton de Macedo Munhoz (CRM-PR 001). Ele foi o primeiro presidente do CRM-PR (1958-1959), além de ter sido fundador e primeiro presidente da Associação Médica do Paraná e mentor do Hospital de Clínicas da UFPR.

PERSONAGENS

» MILTON DE MACEDO MUNHOZ - CRM-PR 001
» ERNANI SIMAS ALVES - CRM-PR 143
» LYSANDRO DE PAULA SANTOS LIMA - CRM-PR 384
» ABDON PACHECO DO NASCIMENTO - CRM-PR 160

» BRASILIO VICENTE DE CASTRO - CRM-PR 61
» IRINEU ANTUNES - CRM-PR 333
» ADOLFO BARBOSA GÓIS - CRM-PR 471
» AROLDO MARQUES SARDENBERG - CRM-PR 449
» ATLANTIDO BORBA CORTES - CRM-PR 35

» GASTAO PEREIRA DA CUNHA - CRM-PR 184
» JOAO DIAS AYRES - CRM-PR 476
» MÁRIO BRAGA DE ABREU - CRM-PR 458
» ORLANDO MALUCELLI MORO - CRM-PR 294
» ARNALDO MOURA - CRM-PR 23
» HEINZ HUCKER - CRM-PR 490
» CARLOS CUNHA - CRM-PR 119