19/11/2018

CRM-PR disponibiliza novos pareceres

Recomendações para procedimentos cirúrgicos e encaminhamento e internação de pacientes, estão entre os temas abordados pelos conselheiros

Foram disponibilizados quatro novos pareceres para consulta no Portal do CRM-PR. Entre os temas abordados pelos conselheiros estão recomendações para procedimentos cirúrgicos e para o encaminhamento e internação de pacientes.

A normatização da realização de procedimentos cirúrgicos de pequeno ou médio porte sob anestesia e/ou sedação, em locais distintos de um estabelecimento hospitalar, é o tema do Parecer Nº 2698/2018. Nele, o conselheiro Clovis Marcelo Cosso analisa o caso específico de uma clínica de dermatologia e especifica quais os equipamentos necessários para realizar cirurgias nesse tipo de estabelecimento.

Já no Parecer Nº 2696/2018, a conselheira Nazah Cherif Mohamad Youssef esclarece se a troca de cânulas de traqueostomia ou decanulação trata-se de um ato médico ou não. Segundo a parecerista, nos casos em que a traqueostomia foi realizada há pouco tempo, a decanulação pode ser feita por profissional de Enfermagem ou Fisioterapia, porém, sempre sob a supervisão presencial de médico - devido às complicações respiratórias que podem ocorrer, colocando o paciente em risco de vida. Por sua vez, a troca ou a retirada de cânula de traqueostomia que já tem pertuito definido, pode ser feita por enfermeiro ou fisioterapeuta, desde que esse plano tenha sido discutido com médico assistente.

Embasado em uma série de pareceres e resoluções do CRM-PR e CFM, o conselheiro Carlos Roberto Naufel Junior trata dos procedimentos e cuidados necessários para encaminhamento e internação de pacientes, no Parecer Nº 2695/2018. Ele destaca, por exemplo, que toda prescrição realizada pelo médico deve ser embasada em avaliação prévia do paciente e documentada no prontuário. Enquanto o Dr. Roberto Issamu Yosida analisa o indeferimento de uma solicitação de reprodução assistida encaminhada para Câmara Técnica, no Parecer Nº 2697/2018.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios