28/06/2007

CRM-PR e demais conselhos farão recadastramento dos médicos brasileiros


Os mais de 320 mil médicos de todo o país serão recadastrados. Em reunião na última quinta-feira (28/06), na sede do CFM, a Comissão de Recadastramento e Registro dos Médicos do Brasil, deu início aos trabalhos para a atualização dos médicos que atuam no Brasil.


A Comissão é formada pelo presidente do CRM-PR e atual diretor do Conselho Federal de Medicina, Gerson Zafalon Martins; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, Carlos Vital; e o diretor do Conselho do estado de São Paulo, Henrique Gonçalves. Eles informaram que a implementação do recadastramento ocorrerá até o final deste ano.


"Com o recadastramento, atualizaremos os dados dos médicos em atividade, identificando os falecidos, os que mudaram de endereço ou não vivem mais no país", avalia Gerson Zafalon.


Além de atualizar o banco de dados do Conselho, será entregue uma nova carteira de identidade do médico digitalizada, o que tornará o documento mais seguro e dificultará a falsificação. As entidades pretendem, ainda, colocar o cadastro para consulta pública na internet.


O recadastramento será gratuito e o cronograma seguirá o mês de aniversário do médico. Serão duas fases: a 1ª fase o médico fornecerá os dados on-line, e a 2ª será presencial, onde o médico levará ao Conselho Regional do estado ou delegacias os documentos originais necessários.


Segundo Henrique Gonçalves a medida é importante não só aos médicos e Conselhos, como também para toda sociedade. "O cadastro facilitará a identificação do profissional por parte da população. Com isso, os Conselhos irão proteger a sociedade e os próprios médicos da ação de falsos profissionais", ressalta Gonçalves.


O recadastramento será baseado na experiência do Cremesp que em sete meses já atualizou 80% dos 90 mil médicos do estado.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios