09/05/2017

Cerimônia religiosa em memória do Dr. Hélio Brandão (CRM-PR 563)

Será nesta quinta-feira (11), às 18h, na Capela do Hospital Nossa Senhora das Graças, nas Mercês

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Hélio faleceu no dia 4 de maio. (Foto: APM)

A Missa de Sétimo Dia de falecimento do médico e professor Hélio Brandão (CRM-PR 563) será realizada às 18 horas desta quinta-feira (11) na Capela do Hospital Nossa Senhora das Graças, no bairro Mercês, em Curitiba. Foi nessa instituição hospitalar que o médico desenvolveu em 1954 – ano seguinte de sua fundação ‑ uma das maiores atividades envolvendo a Medicina e o trabalho social, com atenção às vítimas de ingestão de soda cáustica.

O Dr. Hélio Brandão faleceu na noite de quinta-feira passada (4) no Hospital Pilar, em Curitiba, aos 94 anos. Formado em 1949 pela Universidade Federal do Paraná, atuou na profissão até meados da década de 1990. Em 1996 ele foi condecorado com a “Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico” pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário. Conselheiro do CRM na gestão de 1963 a 1968, também era membro emérito da Academia Paranaense de Medicina.

O médico tinha na música outra grande paixão, que ajudou a formar a sua própria família. Músico, constituiu uma orquestra dentro da própria casa, depois transformada em Orquestra da Universidade Federal. Tendo a esposa pianista, os sete filhos também se dedicaram à médica, sendo que seis deles com carreira profissional. No mesmo ano que foi homenageado pelo Conselho, ele lançou o livro “História viva de um ideal: uma orquestra, uma família e uma profissão”. Nessa obra ele conta importantes passagens de sua vida, incluindo o chamado Clube da Soda, que fundou e serviu de instrumento de ajuda de pacientes oriundos das diferentes regiões do Paraná e até de outros Estados.

Familiares e amigos informam que o acesso à cerimônia religiosa ocorre pela Rua Rosa Saporski.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios