11/07/2013

Com "sabor da prosa", Iátrico já circula na versão impressa

Formatos digital e científico da revista 32 já estão disponíveis no Portal do CRM-PR, juntamente com as edições anteriores. Os médicos estão convidados a ajudar com o conteúdo do próximo número, centrado no tema "Profissão de fé".

clique para ampliar>clique
            para ampliarCapa da edição nº 32 (Foto: CRM-PR)

A edição nº 32 da revista IÁTRICO já está com suas versões eletrônica e científica hospedadas no Portal do CRM-PR. Nos próximos dias, a edição impressa da publicação chegará ao endereço de todos os médicos, pessoas jurídicas e demais destinatários cadastrados do CRM. Sabor da prosa é o título-destaque da edição, dedicada ao “som da língua” e que também homenageia o centenário do poeta Vinícius de Moraes, maior letrista da MPB, e do cronista Rubem Braga, que pôs o verso em prosa.

A capa da revista traz a tela "Reading", de Pablo Picasso. Nas páginas internas, uma série de ilustrações com várias fases e estilos das artes plásticas e que exaltam o prazer da leitura. Uma viagem no tempo. O conteúdo editorial está bem sintetizado na provocação sobre o que é mais importante: ler a realidade, ou seja, ter um ver treinado, a tal observação; ou ter um ensinamento por palavras?

O editor vê aí, contudo, uma falsa questão: “Aprender a ver, à parte o componente genético, é um exercício que deve ser exercido desde tenra idade, e quanto mais formos estimulados a discriminar pelos sentidos mais aptos estaremos a fazer do ensinamento linguístico algo profundo”. E completa: “Noutras palavras e em duplo sentido, nos categoriza a assimilar melhor essa realidade e a refletir sobre a mesma. Não somos tabula rasa ao nascer, já que a genética importa e muito; mas, quando embebidos no caldo da cultura humana exposta nos livros, mais alicerçados estaremos para escrever o livro aberto de nossas próprias vidas, sempre inconcluso e com fim incerto, mas único e rico à maneira de cada qual.”

A edição traz crônicas extraídas de obras consagradas de Vinicius, de Rubem Braga, de Cecília Meireles, Otto Lara Rezende, Clarice Lispector, Millôr Fernandes, e também, de autores presentes em nossas letras refinadas que falam de vida, de amor ou codidiano, como Domenico de Mais, Luis Fernando Verissimo, João Pereira Coutinho, Martha Medeiros, Drauzio Varella e Fernando Faro. E também craques mais próximos, como Nilson Monteiro, Zeca Correia Leite e Eloi Zanetti, cujos passos hábeis seguem a Candice Almeida, a Deisi Casarin, o João Filipe Magnani, o Denis Santo-Rosa, o Luiz Arthur Montes Ribeiro...

O toque médico vem com as palavras poéticas, das vivências ou da cultura dos Drs. Edson F. Sampaio, Emanuel de Sá, Luis Alberto Batista Peres, Vera Lúcia de Oliveira e Silva, Caio de Castro, Giuliana G. K. Botelho, Paulo Rogério M. de Bittencourt, Antonio Carlos M. Ribas, Hélcio Giffhorn, Margot Lobo Valente (BA), José Clemente Linhares e Ehrenfried Wittig. E nas imagens que nos permite ver um pouco da leitura nas artes, uma pitada do surrealismo de Carlos Eduardo Zimmermann, médico e artista plástico, e do “chargismo” do Paixão.

PROFISSÃO DE FÉ

A revista 33 do IÁTRICO vai circular no fim do segundo semestre deste ano. O conteúdo editorial está sendo preparado e médicos, médicas e estudantes de Medicina, assim como outros colaboradores, estão sendo chamados a participar. A edição estará centrada no tema “profissão de fé”, permitindo a incursão no tempo, na arte da Medicina, na Ciência. A reflexão iátrica em sua plenitude.

O Conselho Editorial da revista vai selecionar um conjunto de artigos de médicos, dentro de critérios que enfatizem a abordagem temática, que tenham sido entregues até 25 de setembro próximo. Os demais trabalhos, se autorizados pelos autores, serão inseridos nas publicações eletrônicas e/ou Portal. Participe, colabore, interaja, ajude a enriquecer o conteúdo da revista. Envie sua sugestão de texto para iatrico@crrmpr.org.br.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios