Como atender complicações de procedimentos realizados por profissionais não médicos

Dereg de Maringá

O Projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR promove no dia 28 de junho, às 19h, na Delegacia Regional de Maringá, evento com o tema “Como atender complicações de procedimentos realizados por profissionais não médicos”.

Devido à lei do ato médico várias profissões passaram a atuar em procedimentos que até então eram feitos por médicos. Esse problema tornou-se maior na área da estética, avançando nos procedimentos da Dermatologia e da Cirurgia Plástica. Com isso, médicos passaram a receber em seus consultórios um número grande de complicações - algumas graves, como necrose de nariz - decorrentes desse cenário. Nessa palestra, o Dr. Afrânio Benedito Silva Bernardes (CRM-PR 10.430), cirurgião plástico e conselheiro membro da Codame do CRM-PR, irá abordar as decisões judiciais mais recentes envolvendo o assunto e também orientar os médicos sobre como coletar dados e se proteger juridicamente nesses casos.

O evento é direcionado a médicos e estudantes de Medicina, mas também é aberto ao público geral. A participação é exclusivamente presencial.

Programação:

19h00 | Abertura 

19h15 | Palestra: Como atender complicações de profissionais médicos e profissionais não médicos
Palestrante: Dr. Afrânio Benedito Silva Bernardes (CRM-PR 10.430)

20h15 | Perguntas e Respostas
Moderador: Dr. Márcio de Carvalho (CRM-PR 12.020)

21h00 | Encerramento

***

Conheça o palestrante e o moderador

Dr. Afrânio Benedito Silva Bernardes (CRM-PR 10.430), Conselheiro do CRM-PR. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1986) e em Direito pela UniCuritiba (2013). É especialista em Cirurgia Plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional do Paraná. Coordena a Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do CRM-PR e é membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Federal de Medicina.

Dr. Márcio de Carvalho (CRM-PR 12.020), Diretor da DEREG de Maringá. Formado pela PUC-PR (1990), especialista em urologia, com mestrado pela UNIFESP. Diretor clínico do Hospital Urotec (Maringá). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Urologia ‑ Secção Paraná (2014-2015), integra da Dereg do CRM de Maringá desde 2008.

***

Certificados

Todos os certificados de Educação Médica Continuada são disponibilizados no site do CRM-PR em até 30 dias após a realização do evento.

***

Serviço

Como atender complicações de procedimentos realizados por profissionais não médicos
Data: 28 de junho de 2018
Hora: das 19h às 21h
Local: Auditório da Delegacia Regional de Maringá (Rua das Azaleias, 209)
Informações: maringa@crmpr.org.br | (44) 3224-4329

 

Formulário de inscrição