19/02/2018

Congresso Mundial de Medicina do Tráfego será em Curitiba

Associação Internacional de Medicina de Tráfego, que acaba de ter um médico paranaense eleito presidente, realiza evento de 30/10 a 1.º de novembro na PUCPR

O 26.º Congresso Mundial de Medicina do Tráfego da ITMA (The International Traffic Medicine Association) será realizado em Curitiba no período de 30 de outubro a 1.º de novembro deste ano, tendo como foco a redução de mortes e lesões no trânsito. Esta é a segunda edição que ocorre no Brasil; a primeira – o 13.º Congresso ‑ foi realizada em 1994, em São Paulo. O tema em destaque de 2018 será “Mortalidade no trânsito, um problema menosprezado em nível mundial”. A organização tem a participação da INAQ (Avaliação e Gestão de Qualidade).

Integrantes da comissão do Congresso esteve em visita à presidência do Conselho Regional de Medicina do Paraná na manhã desta segunda-feira (19), solicitando apoio institucional e de divulgação. Dentre os palestrantes internacionais que confirmaram presença estão o presidente emérito do ITMA, Dr. Leonard Evans (EUA); o ex-presidente Lars Englund (Suécia); e ainda os Prof. Ulf Bjornstig (Suécia), Masahito Hitosugi (Japão), Diva Eensoo (Estônia), Donald Redelmeier (Canadá), Alberto Silveira (Argentina) Jihong Zhou (China).

clique para ampliarclique para ampliarDrs. Ana, Jack, Fabiano, Paula, Wilmar e Maria Elaine. (Foto: CRM-PR)

O coordenador do evento no Brasil será o Dr. Jack Szymanski (CRM-PR 5444), que recentemente foi eleito presidente da ITMA e vai suceder na função ao Prof. Zhengguo Wang, da China. O primeiro brasileiro a presidir a associação internacional é filho de médico (Dr. Constantino Leszek Szymanski, já falecido), natural de Araucária (PR) e tem atuação profissional em Cascavel. Formado em 1976 pela Universidade Severino Sombra (RJ), ele é especialista em medicina de tráfego e oftalmologia. A esposa dele, a médica Ana Maria Kerr Saraiva Szymanski (CRM 7017), especialista em medicina de tráfego, clínica médica e medicina do trabalho, integra a comissão científica do evento.

Na visita ao presidente do Conselho, Wilmar Mendonça Guimarães, estiveram presentes, além dos Drs. Jack e Ana Maria Szymanski, o também médico especialista em medicina de tráfego Fabiano José Alves (CRM 26.345) e as psicólogas do tráfego Maria Elaine Andrade Celeira Lima e Paula Cristina Herbst. Para os organizadores, a expectativa é de que o Congresso Mundial tenha público próximo de 500 pessoas. A escolha de Curitiba decorreu de seus avanços no âmbito de prevenção de acidentes, aprimoramento de serviços de atendimento de urgência e emergências às vítimas e pelo transporte público integrado que se diferencia das demais capitais. No material promocional divulgado em outros países e no próprio portal da ITMA, Curitiba é destacada como cidade modelo no Brasil. O 25.º Congresso tinha sido realizado em 2016, na China.

 

Objetivos da associação

A organização internacional nasceu em 1960, composta principalmente por médicos, com o objetivo de prevenir falhas e reduzir mortes e feridos causados por acidentes de trânsito. Em quase 60 anos de história, a ITMA tem trabalhado constantemente com a colaboração de especialistas de diversos campos e diferentes partes do mundo, contando ainda com a participação da Organização Mundial da Saúde e de outros órgãos da ONU.

De acordo com a OMS, aproximadamente 3,4 mil pessoas morrem diariamente no mundo, vítimas de acidentes de trânsito, somando-se a outros a milhares de feridos e sequelados. Estatísticas mostram que a média mundial é de 18 mortes por grupo de 100 mil habitantes. No ranking dos países com a maior proporção de mortes, o Brasil aparece em quarto lugar, atrás apenas de China, Índia e Nigéria, com registro próximo de 50 mil mortes anuais. Tajiquistão, Ilhas Fiji, Ilhas Marshall e Israel aparecem entre os países com menos casos fatais no trânsito, na proporção populacional.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Jack Szymanski, eleito presidente da ITMA. (Foto: Arquivo.)

De acordo com o presidente do 26.º Congresso e agora eleito para a ITMA, o evento é uma oportunidade ímpar para discutir assuntos de medicina, psicologia, fisiologia, engenharia, segurança do trânsito, design de veículos, polícia e administração pública que envolvam a medicina do tráfego. O Congresso incidirá, diz, em questões como a assistência automática ao motorista, o apoio à segurança de condução para motoristas com danos cerebrais e violência no trânsito, com o objetivo de estabelecer estratégias para mudanças culturais e sociais para conseguir um tráfego mais seguro.

Entre os temas de palestras já definidos estão: “Avanços após 20 anos do programa Vision Zero de segurança no tráfego”, “Como o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) pode auxiliar motoristas deficientes para estarem aptos a dirigir novamente”, “Prevenção de acidentes de trânsito, novos desafios”, “Direção veicular segura em motoristas com danos cerebrais pós AVC no Japão” e “Ações contra a condução veicular sob efeito de álcool ‑ estratégias propostas para os médicos para ajudar seus pacientes a prevenir a condução veicular alcoolizada”.

 

Serviço:

26.º Congresso Mundial de Medicina de Tráfego da ITMA

Local: Auditório TUCA da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Rua Imaculada Conceição, 1155, bloco azul).

Data: 30 de outubro a 1.º de novembro de 2018

Informações: (41) 99941-5320

Site: http://www.itma-congress-2018.com

Portal da ITMA: http://www.trafficmedicine.org

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios