21/06/2007

Conheça as guias do Padrão TISS


Desde 1.º de junho (01/06/07), os médicos devem utilizar guias em papel conforme o Padrão TISS - Troca de Informações na Saúde Suplementar, substituindo os diversos modelos antes enviados pelas operadoras. A medida vale para os atendimentos em consultórios, clínicas e hospitais. O uso das versões eletrônicas dessas guias será obrigatório a partir de novembro de 2008.

Abaixo estão os principais formulários a serem utilizados pelos médicos, não sendo possível nenhum tipo de alteração em sua estrutura. No hotsite criado pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar sobre o TISS, disponível em www.ans.gov.br, é possível acessar normas, explicações, exemplos e perguntas freqüentes. Dúvidas podem ser enviadas por escrito pelo Fale Conosco ou solucionadas pelo telefone (21) 2105-0333.



Guia de Consulta

Deve ser utilizada exclusivamente na execução de consultas eletivas sem procedimento e constitui o documento padrão para solicitação do pagamento.

Guia / Legenda



Guia de Serviços Profissionais / Serviço Auxiliar Diagnóstico e Terapia

Deve ser utilizada no atendimento a diversos tipos de eventos: remoção, pequena cirurgia, terapias, consulta com procedimentos, exames, atendimento domiciliar, SADT internado ou quimioterapia, radioterapia ou terapia renal substitutiva (TRS). Compreende os processos de autorização, desde que necessária, e de execução dos serviços. A consulta de referência deve ser preenchida nesta guia.

Guia / Legenda



Guia de Solicitação de Internação

É o formulário padrão a ser utilizado para a solicitação, autorização ou negativa de internação, em regime hospitalar, hospital-dia ou domiciliar. O pedido de prorrogação será feito pelos prestadores de serviço de forma devidamente acordada com a operadora, e a autorização deverá ser registrada no verso desta guia, até a elaboração da padronização da Guia de Pedido de Prorrogação.

Guia / Legenda



Guia de Resumo de Internação

É o formulário padrão a ser utilizado para a finalização do faturamento da internação. Não inclui os honorários quando cobrados diretamente pelos profissionais (neste caso, utilizar a Guia de Honorário Individual) ou os SADTs quando cobrados diretamente pelos terceirizados (utilizar a Guia de Serviços Profissionais / SADT).

Guia / Legenda



Guia de Honorário Individual

Utilizada para apresentar o faturamento de honorários profissionais prestados em serviços de internação, caso estes sejam pagos diretamente ao profissional.

Guia / Legenda



Guia de Outras Despesas

Deve ser utilizada nos casos de apresentação do faturamento em papel, como instrumento de continuidade e complemento de folhas. Esta guia estará sempre ligada a uma guia principal (Guia de SP/SADT ou Guia de Resumo de Internação), não existindo por si só. É utilizada para discriminação de materiais, medicamentos, aluguéis, gases e taxas diversas, não informados na guia principal.

Guia / Legenda



Demonstrativo de Análise de Conta Médica

Documento enviado da operadora para o prestador com a finalidade de fornecer informações detalhadas sobre o processamento do lote de guias de faturamento enviado pelo prestador, item a item. A partir deste demonstrativo, é possível ao prestador fazer uma previsão das contas a serem pagas pela operadora e solicitar revisão de possíveis glosas baseado nos detalhes do processamento das guias.

Demosntrativo / Legenda



Classificação Brasileira de Ocupações

As guias do TISS prevêem, em alguns casos, o código corresponde à Classificação Brasileira de Ocupações. Nesta relação, os códigos estão discriminados segundo as especialidades médicas.

CBO


Fonte: AMB

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios