24/07/2018

Conselheiros do CRM-PR falam sobre especialidade médica e diminuição de leitos

Wilmar Mendonça Guimarães e Luiz Ernesto Pujol participaram de matérias veiculadas na Banda B, CNT, CBN e RPC

Registro de especialidade médica e diminuição de leitos foram a pauta de entrevistas concedidas pelo presidente e secretário-geral do CRM-PR, na última semana. Em matérias veiculadas na RPC (assista) e CNT (assista), o secretário-secretário Luiz Ernesto Pujol apontou algumas razões para essa deficiência dos leitos, pontuando principalmente a defasagem no preço dos procedimentos pagos pelos SUS. “O sistema público paga uma quantia que não cobre um quinto do que o hospital gasta”, disse.

Já presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Wilmar Mendonça Guimarães, concedeu entrevista sobre especialidade médica às rádios Banda B e CBN, nesta terça-feira (24). Em conversa com a CBN, ele explicou como utilizar a busca profissional no site do CRM-PR para verificar quais as especializações que o médico possui registradas no Conselho.

Além disso, deixou claras as sanções ético-profissionais a que os médicos estão sujeitos, caso divulguem especialidade na qual não possuem registro. “O código de ética médica veda que o médico anuncie uma especialidade que não esteja registrada no CRM-PR”, declarou. O Dr. Wilmar Mendonça também alertou para os riscos que a publicidade, orientação e atendimento médico nas redes sociais pode trazer, tanto para o paciente quanto para o profissional da Medicina. Confira a matéria completa, aqui.

Na entrevista à Banda B, também criticou duramente o procedimento estético realizado por Denis Furtado, médico que atuava como cirurgião plástico no Rio de Janeiro sem registro de especialização, que resultou na morte da bancária Lilian Calixto. “Fazer uma cirurgia em um apartamento é algo impensável, isso denota um descompromisso da pessoa com a segurança do paciente”, declarou. Você pode ouvir a matéria aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios