04/07/2018

Conselheiros entrevistados sobre temas relevantes à população

Qualidade dos serviços e grau de satisfação dos usuários do SUS, automedicação, formação médica e atuação ética do CRM-PR foram abordados em diferentes canais de TV e Rádio

No período entre o fim da semana passada e o começo desta, conselheiros do CRM-PR concederam diversas entrevistas sobre temas relevantes para a população e também de interesse do médico, dos estudantes de Medicina e dos demais profissionais de saúde. Os materiais jornalísticos foram veiculados nos últimos dias em canais de televisão e em rádios.

Entre os assuntos abordados estão a qualidade dos serviços ofertados no âmbito do sistema público de saúde e o grau de satisfação dos usuários, extraídos de pesquisas diferentes encomendadas pelo CFM ao Datafolha e pela Confederação Nacional da Indústria. Ainda foram abordadas questões como formação médica, automedicação, avanços tecnológicos, alteração da fiscalização de produtos alimentícios artesanais de origem animal e atuação do Conselho de Medicina em casos de denúncias éticas e de proteção à sociedade.

Em material veiculado no dia 3 de julho no Paraná TV 1.ª Edição, da Rede Paranaense de Televisão (Rede Globo), a conselheira Marília Cristina Milano Campos de Camargo falou sobre os riscos da automedicação, ressaltando importância de as pessoas buscarem a necessária avaliação e prescrição médica. Especialista em clínica médica e coordenadora das Câmaras Técnicas de Medicamentos e de Endocrinologia e Metabolismo, a Dra. Marília contribuiu em reportagem que também orientou a população sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso (confira a reportagem completa clicando aqui).

Em entrevista ao vivo na manhã também de 3 de julho, no programa Paraná no Ar, da RIC TV, o conselheiro José Clemente Linhares falou sobre formação médica e a importância da atualização de conhecimentos e os avanços tecnocientíficos. Coordenador das Câmaras Técnicas de Mastologia e Cancerologia, o atual conselheiro-tesoureiro do CRM-PR falou sobre suas experiências com robótica e destacou como a tecnologia pode contribuir para um aprendizado mais preciso e também a necessidade da vivência do estudante de Medicina no ambiente hospitalar. No vídeo abaixo você confere a íntegra da matéria veiculada no Paraná no Ar

Em entrevistas para Rede Massa e RIC TV, o conselheiro Donizetti Giamberardino Filho, representante do Paraná no CFM e também coordenador do XIII ENEM e do Pró-SUS, repercutiu a recém-divulgada pesquisa do Conselho Federal e Datafolha sobre o grau de satisfação dos usuários dos serviços do sistema público. Também abordou aspectos de estudo semelhante encomendado pela CNI. Confira aqui o material exibido no noticiário da Rede Massa.

O corregedor-geral do CRM-PR, Maurício Marcondes Ribas, concedeu entrevista nesta quarta (4) à jornalista Mariane Brito, do Jornal Mundial News, da TV Mercosul (Canal 21), falando sobre erros de diagnóstico, denúncias éticas e como atua o CRM. O material deve ser veiculado nos próximos dias.

O secretário-geral Luiz Ernesto Pujol concedeu entrevista ao jornalista Antonio Nascimento, da Rádio BandaB. Em destaque a promulgação da Lei nº Lei 13.680, que facilita a comercialização de produtos artesanais de origem animal em todo o Brasil e eventuais riscos à saúde da população pela deficiência na fiscalização sanitária.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios