05/09/2017

Conselho repudia manifestação ofensiva promovida por acadêmico de Medicina

Provocação machista levada às redes sociais por aluno da UEL precede realização do InterMed 2017, jogos esportivos dos estudantes que ocorre esta semana em Toledo

O Conselho Regional de Medicina do Paraná expressa o seu veemente repúdio à conduta de acadêmico da Universidade Estadual de Londrina, que fez postagem em uma comunidade de jogos esportivos dos cursos de Medicina do Paraná com comentários machistas, grosseiros e ofensivos, gerando revolta e grande repercussão nas redes sociais. Dentro de suas funções constitucionais de fiscalização e normatização, os Conselhos empenham-se em defender a melhor prática médica, o exercício profissional ético e uma boa formação técnica e humanista.

Embora sem força legal para avaliar ou julgar estudantes por eventuais desvios de conduta, o CRM-PR se preocupa e está atento com a estrutura educacional para que estes jovens se iniciem na profissão com comportamento ético perante seus colegas e a sociedade, sobretudo. Assim, vem atuando muito fortemente com iniciativas fomentadoras dos princípios hipocráticos da atividade, com palestras de educação ética, julgamentos simulados e outras ações integrativas do acadêmico e do jovem médico.

O CRM-PR solidariza-se com toda a comunidade acadêmica ofendida. Também enaltece a decisão da UEL em instaurar processo administrativo disciplinar e dos organizadores da Intermed 2017, que, via Liga das Atléticas de Medicina do Paraná (Lamp), repudiou a atitude do quintanista do curso de Medicina e o excluiu das atividades que se desenvolverão em Toledo, de 7 a 10 de setembro. Por fim, esta autarquia realça o respeito à liberdade de expressão e a pluralidade de ideias, desde que dissociados de qualquer forma de preconceito, segregação ou invasão de privacidade. E que o InterMed PR 2017 cumpra seus propósitos maiores de competição respeitosa e de congraçamento.

Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios