01/12/2006

Conselho amplia fiscalização em clínicas de cirurgia plástica

Considerando o preocupante aumento dos casos de intercorrências e óbitos advindos de procedimentos em cirurgia plástica, as Câmaras Técnicas de Anestesiologia e Cirurgia Plástica do Conselho Regional de Medicina do Paraná estiveram reunidas, na última quinta-feira (30/11), em análise da qualificação profissional dos médicos que efetuam cirurgias plásticas. Além disso, eles analisaram também as estruturas físicas e de equipamentos das clínicas direcionadas a esta especialidade.

A intenção é analisar os procedimentos cirúrgicos passíveis de serem efetuados ambulatorialmente, os equipamentos e medicações indispensáveis à segurança dos atos invasivos e as medidas de apoio frente a eventuais complicações. "Tomaremos por base as Normas de Avaliação em Clínicas de Cirurgia Plástica da Vigilância Sanitária e Resoluções do Conselho Federal de Medicina, para verificar também a obrigatoriedade ou não da presença de anestesista junto ao paciente", explica o presidente do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional do CRM-PR, Luiz Ernesto Pujol.

A próxima reunião está agendada para o dia 14. Na ocasião, os membros das Câmaras poderão contar com presença de representantes da Vigilância Sanitária e, juntos, estabelecerão os parâmetros exigidos para o perfeito e seguro funcionamento das Clínicas de Cirurgia Plástica em todo o Estado. Em seguida, será redigida uma Resolução do CRM-PR para esta finalidade.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios