25/06/2018

Cuidados paliativos em destaque na grade de EMC no 2º semestre

Câmara técnica se reúne para analisar temas para ampliar a discussão e conhecimento nesse campo

Integrantes da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos teve sua reunião mensal realizada na noite de 20 de junho último, na sede do CRM-PR, em Curitiba, tendo entre os assuntos da pauta o planejamento de eventos para o segundo semestre de 2018, dentro do projeto de Educação Médica Continuada. Vários temas foram apresentados, assim como sugestões de palestrantes a serem convidados. A próxima reunião do grupo de trabalho foi agendada para 11 de julho, quando poderá ser definido o calendário de atividades.

clique para ampliarclique para ampliarIntegrantes da Câmara Técnica de Cuidados Paliativos. (Foto: CRM-PR)

Temáticas associadas a cuidados paliativos tem merecido especial atenção no programas de EMC, atendendo a interesse crescente nos meios médico, acadêmico e jurídico. No final de abril último, no auditório do CRM-PR e com transmissão online ocorreu a palestra “Testamento vital: o que é e como o médico pode fazer”, que foi conduzida pela Dra. Luciana Dadalto, precursora do Portal Testamento Vital e do Rentev (Registro Nacional de Testamento Vital). Mestre em Direito Privado e doutora em Ciências da Saúde, além de autora de livros e artigos científicos, a palestrante ofereceu informações importantes ao meio médico, que podem ser conferidas no acervo de aulas da EMC que o Conselho mantém em seu portal.

A Câmara Técnica de Cuidados Paliativos é coordenada pela conselheira Cecília Neves de Vasconcelos (CRM 19.517), que é especialista em clínica médica e hematologia e hemoterapia; pelo Dr. Carlos Augusto Sperandio Júnior (19.295), especialista em clínica médica, medicina de família e comunidade e geriatria; Dr.ª Gisele dos Santos (23.672), especialista em clínica médica e geriatria e também com área de atuação em cuidados paliativos; Dra. Luciane Cristine Oliveira Valdez (16.455), que é pediatra; e Dr. Hipólito Carraro Júnior (15.250), especialista em neurologia e medicina intensiva.

À exceção do Dr. Hipólito, impossibilitado na data, os demais integrantes da Câmara participaram da reunião do dia 20, que também analisou a possibilidade de inclusão de novos integrantes, considerando a dimensão que as atividades vêm ganhando pela ampliação do debate na sociedade sobre terminalidade.

Um olhar sobre a medicina humanizada

Para os profissionais que se interessam sobre o tema, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) já disponibilizou em seu site e no canal do Youtube (www.youtube.com/c/TVANCP) três dos quatro capítulos da minissérie sobre cuidados paliativos denominada “Um olhar sobre a medicina humanizada”. As gravações contaram com a participação de diretores e especialistas associados ANCP, além de convidados especiais. Fundada em 2005, a academia conta com mais de 1 mil associados e estima que existam pelo menos 150 instituições com equipes de cuidados paliativos no País, incluindo desde de serviços em atenção primária até as principais instituições públicas e privadas.

Da minissérie, o primeiro vídeo disponibilizado trata do tema “O que é sagrado em sua vida?”. Foi lançado em abril. No mês de maio foi lançado “O impacto gerencial da implantação de Cuidados Paliativos no sistema de saúde” e, na segunda quinzena de junho, foi disponibilizado o vídeo com o tema “Sofrimento existencial refratário: como abordar?”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios