16/07/2018

Cuidados paliativos são tema do Conversa com Bial

Programa será exibido na TV Globo nesta terça-feira (17) e terá participação de médica que ficou conhecida por decidir pelo suicídio assistido

Com o mote “A Boa Morte”, o Conversa com Bial desta terça-feira (17)  trará uma discussão sobre cuidados paliativos e assuntos relacionados ao tema. Participam do programa a médica geriatra paliativista Ana Cláudia Arantes e a velejadora Elfriede Galera - que há oito anos convive com um câncer de mama com metástase no fígado, ossos e pulmão.

Também estará presente a médica Letícia de Ávila Franco Viñe e seu marido Guilherme Viñe. Há oito anos, ela foi diagnosticada com uma doença autoimune chamada Síndrome Asia, desencadeada pelo rompimento de seu implante nos seios. Na época, os médicos a deram uma sobrevida de nove anos, porém, em razão das dores constantes que sente e outras complicações decorrentes da doença (como paradas cardíacas frequentes), ela decidiu pelo suicídio assistido.

Foi graças a um post publicado nas redes sociais, no qual comunicava sua decisão de ir até a Suíça para realizar o procedimento, que sua história ficou conhecida. No entanto, o mesmo post também fez com que um ex-namorado se reaproximasse dela, o empreendedor Guilherme Viñe - um reencontro que a fez desistir dos planos de encerrar sua própria vida.

Cuidados Paliativos e Educação Médica Continuada

Para os interessados no tema, no dia 25 de julho (quarta-feira), às 20h, o projeto de Educação Médica Continuada (EMC) e a Câmara Técnica de Cuidados Paliativos do CRM-PR, irão promover um evento sobre Cuidados Paliativos no âmbito do paciente crítico. A palestrante será a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, Dra. Rachel Duarte Moritz, que abordará conceitos e casos clínicos envolvendo o assunto. A participação pode ser presencial, na sede do CRM-PR, em Curitiba, ou via transmissão online. Faça sua inscrição aqui

Esse tema tem pautado vários debates não apenas na comunidade médica, como na sociedade em geral, e já foi tratado em outros eventos do Conselho. Em março deste ano, a EMC promoveu um debate acerca dos cuidados paliativos e judicialização na terminalidade, que você assiste na íntegra no vídeo abaixo:



Fonte: Camila Appel (Blog Morte Sem Tabu - Folha de S. Paulo) com informações do CRM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios