16/08/2006

Curitiba ganha amplo e complexo centro médico hospitalar em setembro

Novo hospital terá 200 médicos e 300 funcionários



O Hospital Sugisawa atenderá mais de vinte especialidades e contará com o trabalho de quase 500 pessoas, entre médicos e funcionários. Consultórios particulares e leitos hospitalares lado-a-lado garantem atendimento rápido e eficiente ao paciente, além de conforto



Será inaugurado no próximo dia primeiro de setembro o Centro Médico Hospitalar Sugisawa. Localizado na Avenida Iguaçu, numa área construída de mais de 14 mil m2, o investimento abrigará uma ala de consultórios particulares e um moderno complexo de internamento hospitalar.



"São áreas separadas, mas interligadas", explica Dr Saburo Sugisawa, proprietário e diretor do hospital. "Esse modelo permitirá uma maior interação entre médico e paciente e certamente resultará em um atendimento mais rápido, tranqüilo e eficiente", avalia.



Na ala de consultórios, serão 61 salas. Já o hospital terá 65 leitos, sendo 16 de UTI cardíaca e geral, e terá um moderno setor de imagens (cintilografia, densitometria, ecografia, radiografia, tomografia, ressonância magnética, ecodloper, hemodinâmica, mamografia).



Além disso, o centro médico trabalhará com medicina nuclear, emergências clínicas e cirúrgicas, endoscopia digestiva e terá cinco salas cirúrgicas, sendo três preparadas com toda a segurança necessária para o manuseio de raio-x dentro da sala.



Dos nove pavimentos, um será equipado unicamente com as UTI's e outro será exclusivo para o centro cirúrgico (que atenderá, inclusive, cirurgias plásticas). Dois andares serão utilizados como estacionamentos cobertos e, no subsolo, haverá um auditório com capacidade para mais de cem lugares.



Ao todo, o Centro Médico Hospitalar Sugisawa atenderá mais de vinte especialidades médicas (com exceção de internamentos pediátricos e obstetrícios) e contará com o trabalho de cerca de 200 médicos e 300 funcionários. Os atendimentos serão particulares e conveniados.



Construído com recursos próprios e com a verba obtida com a venda dos consultórios, o hospital não conta com a participação de nenhum grupo financeiro. "O hospital é uma homenagem à memória do meu pai. É a realização de um sonho e não um empreendimento comercial", revela Dr. Saburo.



"É também uma forma de agradecer a confiança dos meus pacientes", conta o médico, que atendeu, desde 1963, mais de 203 mil pessoas somente em seu consultório particular.




Uma vida dedicada à Medicina - Primeiro médico nissei de Curitiba



Dr. Saburo Sugisawa é o primeiro médico nissei de Curitiba. Por sua dedicação à medicina e à colônia japonesa, ganhou do governo japonês, em 1969, um estágio no Hospital Central de Câncer de Tókio. Os conhecimentos adquiridos e as tecnologias descobertas do outro lado do mundo ele trouxe para aplicar no Brasil.



Agraciado com o título de cidadão honorário de Curitiba, Dr. Saburo chegou ao Brasil, em 1937, com apenas 3 anos de idade, fugindo com os pais da II Guerra Mundial. Como imigrante, trabalhou na lavoura com os pais e os irmãos em Marília, no interior de São Paulo, até 1956, quando veio para Curitiba prestar vestibular para Medicina e onde fixou residência. Os anos de faculdade não foram fáceis, mas Dr Saburo formou-se, em 1962, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, cinco anos mais tarde, já era proprietário de um consultório. Em 1988, fundou uma clínica com internação médica.



Especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Endoscopia Digestiva Alta e Gastroenterologia, trabalhou no Hospital Cajuru (1959-1978) e foi professor da UFPR (1963-1978). Atua na Santa Casa desde 1962 e como professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) desde 1963.



Atualmente, é diretor do Departamento de Clínica Cirúrgica da Santa Casa e professor-coordenador da disciplina de Clínica Cirúrgica da PUC-PR. Tem duas filhas e um filho, todos médicos, e quase vinte parentes estudando ou atuando na área médica.



Dos conceitos que aprendeu na época da faculdade, o da medicina socializada com o fim do "médico da família" marcou a carreira do Dr Saburo. "Tenho uma grande preocupação com a qualidade do atendimento. O paciente precisa de tratamento rápido e eficiente. Por isso o Centro Médico Hospitalar Sugisawa tem equipamentos de última geração, conta com profissionais altamente qualificados e garante total segurança e conforto para o paciente e seus familiares", afirma.


Fonte: Patrícia Comunelo - Expresso Comunicação

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios