Curso de Atualização Psiquiátrica - 2º Módulo

Aula promovida pela Associação Paranaense de Psiquiatria será sobre "Patologia Dual"

A Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) promoverá o segundo módulo do curso de Atualização Psiquiátrica, no dia 23 de junho, na Associação Médica do Paraná. Nessa etapa, o médico psiquiatra, especialista em terapia cognitiva e mestre em farmacologia, Dr. Ronan D’Ávila,  irá ministrar uma aula sobre Patologia Dual.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por módulo. O custo é de R$ 100,00 para médicos. Associados quites com a APPSIQ/ABP, residentes e especializandos em Psiquiatria têm 50% de desconto.

Para se inscrever é necessário preencher o formulário disponível neste link e fazer depósito bancário identificado na conta da APPSIQ (Banco Itaú Ag 1568 Cc 22878-5 CNPJ 77974020000198). O comprovante de pagamento deve ser enviado via WhatsApp (41) 99265-7585 ou e-mail secretaria@psiquiatria-pr.org.br

Patologia Dual

Há décadas pesquisadores e clínicos observam a ocorrência de condições psiquiátricas concomitantes que seguem o padrão evolutivo de apenas uma entidade nosológica. Muito se questionou sobre a verdadeira existência de "comorbidades" em psiquiatria, em especial quando a comorbidade é a regra em determinados grupos de pacientes. Tal observação fica evidenciada, por exemplo, em pacientes que desenvolvem transtornos por uso de substâncias e exibem sintomas característicos de um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Em geral, o tratamento de apenas uma dessas duas condições comórbidas não é suficiente para determinar uma melhora clínica robusta ou ainda uma recuperação funcional adequada.

A partir da existência de uma alta prevalência de comorbidade em dependência química e doenças mentais, a Patologia Dual modificou o conceito de assistência médica aos dependentes químicos.

Para agrupar, compreender e melhor assistir tais pacientes, surge o conceito de "patologia dual", uma nova entidade sindrômica psiquiátrica. A conceitualização, as suas implicações na clínica e as possíveis direções futuras em pesquisa serão apresentados e discutidos no curso.

Serviço

Curso de Atualização Psiquiátrica - Módulo II - Patologia Dual
Data: 23 de junho, sábado
Horário: das 9h às 12h
Local: Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575, sala 1 - Água Verde, em Curitiba - PR)
Taxa: R$ 100,00 para médicos. Associados quites com a APPSIQ/ABP, residentes e especializandos em Psiquiatria têm 50% de desconto.
Inscrição: Preencha o formulário online, faça depósito bancário identificado na conta da APPSIQ (Banco Itaú Ag 1568 Cc 22878-5 CNPJ 77974020000198) e envie o comprovante via WhatsApp (41) 99265-7585 ou e-mail secretaria@psiquiatria-pr.org.br