13/08/2018

Curso de Eletrocardiografia teve 186 participantes em Curitiba

Projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR apoiou a realização da 55ª edição de evento do Hospital de Clínicas

O Hospital de Clínicas do Paraná (HC) promoveu a 55ª edição do curso de Eletrocardiografia Hélio Germiniani, entre o final de julho e início de agosto. O evento contou com apoio do projeto de Educação Continuada do CRM-PR e reuniu 186 estudantes de diversas faculdades do estado no auditório do setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

A programação do curso se estendeu por cinco dias, englobando diferentes aspectos relacionados à especialidade. Os mecanismos fundamentais das arritmias cardíacas; sobrecargas ventriculares; filosofia da geração e condução do impulso cardíaco e a eletrofisiologia da isquemia, lesão e necrose, foram alguns dos temas debatidos por profissionais da área.

Pioneiro em Eletrocardiografia

O Prof. Hélio Germiniani (CRM-PR 2.427) formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1958, sendo pioneiro no uso de eletrocardiogramas no Hospital de Clínicas/UFPR - instituição na qual foi professor de cardiologia, de 1961 a 2003. Ele foi também conselheiro e vice-presidente do CRM-PR (1978-1983) e, em reconhecimento à sua trajetória ilibada, recebeu da autarquia o Diploma de Mérito Ético-Profissional em 2008. Mesmo que tenha se aposentado há 15 anos, o Prof. Hélio ainda atende no HC como voluntário no serviço de eletrocardiografia.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios