30/01/2018

Disponível versão digital do livro "Desafios de um médico no interior"

Obra do Prof. Luiz Antonio Sá passa a integrar acervo de publicações no Portal do Conselho de Medicina

O livro “Desafios de um médico no interior”, de autoria do Prof. Luiz Antonio da Silva Sá, é a mais recente obra incorporada ao acervo de publicações digitais disponibilizada pelo CRM-PR em seu Portal. A publicação expõe parte da trajetória do médico, em especial o período em que atuou como o único profissional de Arabutã, então distrito do município catarinense de Concórdia, na microrregião do Alto do Uruguai. Foi uma jornada de 17 anos de muitas histórias, inclusive com participação no processo de emancipação que tornou Arabutã município, em dezembro de 1991, três anos antes do retorno a Curitiba. Até hoje a comunidade é grata ao médico por seu trabalho e dedicação.

clique para ampliarclique para ampliarLuiz Ernesto Pujol e Luiz Antonio Sá. (Foto: CRM-PR.)

Ao formalizar a cessão gratuita de direitos do livro, em reunião na manhã deste 30 de janeiro na Sede do Conselho, o autor falou sobre a importância de compartilhar um pouco de suas experiências com os colegas e também com os futuros e com a própria sociedade, ressaltando que na essência está a mensagem de que todos devemos acreditar em nossos ideais e fazer o melhor, com ética e zelo, para superar os desafios, sobretudo numa profissão como a Medicina. O Prof. Luiz Antonio Sá citou que propõe, com o conteúdo da obra, dar a sua contribuição nos campos educativo, científico e cultural.

O secretário-geral Luiz Ernesto Pujol, ao celebrar o documento de cessão de direitos, destacou que o Conselho, ao emprestar apoio institucional para edição do livro, teve por motivação preservar a memória e valorizar a Medicina e os profissionais que a exercem de forma digna. O conselheiro citou que a obra é um referencial importante da dedicação e perseverança dos médicos que, em diversos períodos da segunda metade do século passado, deixavam os grandes centros ao se formarem para se iniciar na atividade nos pequenos núcleos urbanos, em sua maioria, então, desprovidos de infraestrutura para a melhor assistência.

O autor do livro reforçou a análise dizendo que muitos colegas de sua geração, alguns atuando na docência, identificam-se com as situações vivenciadas no início de carreira, enquanto os jovens estudantes se mostram surpresos, enxergando uma Medicina heroica pela limitação tecnológica de então. O Prof. Luiz Antonio Sá avalia que o intervalo nem é tão significativo assim, mas atesta o quanto mudou o modelo formador, adequando-se à realidade e aos avanços técnico-científicos. “Esta nova geração nem precisará viver as agruras e os desafios pelos quais passamos. Espero que, se caso forem a alguma localidade inóspita, talvez estes relatos possam ser uma orientação sobre como compreender esse cenário, para que se sintam preparados a enfrentar todas as dificuldades”.

O livro de 138 páginas foi prefaciado pelo Prof. Cesar Alfredo Pusch Kubiak, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. O autor da publicação é natural de Bela Vista do Paraíso (PR) e formou-se em Medicina pela Católica, em 1976. Especializou-se em Clínica Médica pela SBCM e fez pós-graduação em Gerentologia. Foi preceptor de Clínica Médica da Santa Casa de Curitiba, colaborou com várias sociedades médicas e hoje é um dos vice-presidentes da SBCM, seção Paraná. Atualmente, dedica-se ao estudo e tratamento dos distúrbios da memória, mantendo um portal dedicado ao tema (www.memoriafitness.com.br).

clique para ampliarclique para ampliarLivro do Prof. Luiz Sá. (Foto: CRM-PR.)

“Desafios de um médico no interior” agora está disponível no Portal do CRM-PR juntamente com outras obras de interesse do público médico, como “João em Pessoa”, “Jaculatórias, sugestões para o dia a dia do médico”, “O Caminho do Diálogo”, “Concurso Literário Médicos do Paraná” (2016 e 2017), “Iátrico em Perspectiva” e “Dignificando a Medicina”.

Para os que se interessam pela versão impressa, a publicação pode ser adquirida nas Livrarias Curitiba e do Chain, em Curitiba. Contato com o autor pode ser feita pelo email: luizantoniosa@yahoo.com.br

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios