16/03/2018

Doação no Imposto de Renda pode beneficiar pacientes de hospitais

Três instituições em Curitiba e Região Metropolitana podem receber doações de Pessoas Físicas até 30 de abril

clique para ampliarclique para ampliarO Hospital Pequeno Príncipe é uma das instituições que pode se beneficiar de doações. (Foto: Divulgação)
Você sabia que é possível destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) para instituições que necessitam, sem gastar nada? O Hospital Angelina Caron, o Hospital Pequeno Príncipe e o Hospital de Clínicas da UFPR são alguns dos locais que podem ser contemplados com esses recursos. Até o dia 30 de abril, pessoas físicas podem doar 3% do IR para a iniciativa e abater o valor na declaração da Receita Federal.

As doações são essenciais para garantir que os hospitais consigam oferecer um atendimento de qualidade à população. Especialmente levando em conta situações como a do Pequeno Príncipe, em que quase 70% da sua capacidade de atendimento é destinada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, mesmo assim, apenas 30% do seu orçamento é assegurado pelo governo.

clique para ampliarclique para ampliarO Hospital Angelina Caron está localizado em Campina Grande do Sul. (Foto: Divulgação)

No caso do Hospital Angelina Caron, um dos maiores parceiros do SUS no Paraná, estes recursos são essenciais para investir em projetos que beneficiam crianças e idosos atendidos no hospital. O gerente de investimento social da instituição, André Vieira, ressalta a importância desse gesto.

“Uma atitude simples pode beneficiar milhares de crianças e idosos em situação de saúde vulnerável”, diz. “Todos que declaram o imposto de renda no modelo completo podem exercer a solidariedade; é uma maneira de ver seu imposto beneficiar quem realmente precisa.”

Quem e quanto se pode doar?

  • Pessoas físicas que façam declaração do Imposto de Renda por formulário completo.
  • O limite de direcionamento é de 3% sobre o Imposto de Renda devido, independentemente se o contribuinte tiver IR a restituir ou a pagar.
  • IR a restituir: o valor doado será somado à restituição.
  • IR a pagar: o valor doado será subtraído da quantia a ser paga.

Como doar

  1. Após preencher a sua declaração no software de IR da Receita Federal, selecione “Resumo da Declaração” e escolha a opção “Doação diretamente na declaração – ECA“. Clique em “Novo“, escolha o “Fundo Estadual do Paraná” e digite o valor calculado pelo próprio programa da Receita Federal. Entre na opção “Imprimir” e selecione “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA“. Pague a guia até 30 de abril de 2018.
  2. Para direcionar a doação a uma das instituições listadas, você deve indicar o hospital escolhido receber o benefício, enviando um e-mail para:
    1. Hospital Angelina Caron: andre.vieira@hospitalcaron.org.br com cópia para paulopadilha@seds.pr.gov.br.
    2. Hospital Pequeno Príncipe: doepequenoprincipe@hpp.org.br com cópia para paulopadilha@seds.pr.gov.br.
    3. Hospital de Clínicas: projetos@amigosdohc.org.br, indicando que a doação deve ser destinada aos projetos da Associação dos Amigos do HC, junto ao fundo da infância.
  3. O e-mail deve conter o comprovante de pagamento do DARF, dados pessoais como nome completo, CPF, endereço e telefone e a frase: “Doação direcionada ao Hospital ...”.
  4. O envio deste e-mail é fundamental para que o recurso seja repassado do Fundo Estadual para o hospital escolhido.

Mais informações:

AAHC - Associação Amigos do HC

Hospital Pequeno Príncipe

Hospital Angelina Caron

Atenção:

Também é possível fazer doações em incentivo ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). Para saber mais sobre esse procedimento, clique aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios