11/10/2017

Drs. Sobania e Steffen Júnior homenageados com a Medalha de Lucas

Tributo ao Mérito Médico, uma das principais honrarias do CRM-PR, ocorre na solenidade do Dia do Médico

A “Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico”, uma das principais honrarias do Conselho Regional de Medicina do Paraná, será conferida este ano aos Drs. Luiz Carlos Sobania (CRM 1207), de Curitiba, e João Henrique Steffen Júnior (CRM 455), de Londrina, ambos com histórico ímpar de dedicação à Medicina, à formação e valorização dos que a exercem e também às causas sociais e humanitárias. Há três anos não ocorria a premiação da medalha, instituída em 1996 e que até hoje já alcançou somente outros 12 renomados expoentes da medicina paranaense.

A solenidade de entrega ocorre em meio aos festejos do Dia do Médico, que este ano vai ocorrer no sábado da semana que vem (21), na Sede do CRM-PR em Curitiba. A ocasião também serão homenageados os médicos que completam 50 anos de formado com trajetória ética exemplar. São 67 os médicos distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, dois deles in memoriam. Confira aqui os homenageados deste ano. No mesmo festejo haverá o lançamento do livro que reúne as prosas e poesias concorrentes do Concurso Literário Médicos do Paraná 2017.

Tanto o Dr. Sobânia quanto o Dr. Steffen Júnior, que já receberam em anos anteriores o Diploma de Mérito Ético pelo Jubileu de Ouro, terão na homenagem um presente antecipado de aniversário. Ex-presidente do CRM-PR e ex-secretário de Estado da Saúde, o Dr. Sobania completa 80 anos de idade no próximo dia 31 de outubro. Ele continua emprestando a sua experiência em prol do Conselho, integrando o comitê executivo estadual para monitoramento das demandas de assistência à saúde e participando de outras ações relevantes para o exercício da Medicina.

Professor aposentado da Universidade Estadual de Londrina, da qual foi um dos fundadores do curso de Medicina, o Dr. João Henrique Steffen Júnior completa 94 anos no dia 12 de novembro e continua em plena atividade, inclusive com atuação na Delegacia do Conselho em Londrina, ocupando atualmente a função de delegado. Também fundador do Hospital Evangélico de Londrina e seu diretor por mais de três décadas, o médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia é reverenciado pela instituição emprestando o nome ao auditório. O Dr. Steffen Júnior é pai de um médico, assim como o Dr. Sobania.

DR. SOBANIA

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Luiz Carlos Sobania. (Foto: Arquivo.)

O Dr. Luiz Carlos Sobania é natural de Curitiba e se formou em dezembro de 1961 pela Universidade Federal do Paraná, iniciando no ano seguinte especializações, que lhe conferem títulos em Cirurgia de Mão e Ortopedia e Traumatologia. Foi chefe do serviço de ortopedia pediátrica do Hospital César Pernetta (1965-1980), chefiou os serviços de ortopedia dos Hospitais CV e HC, onde foi professor, assim como da PUCPR. Presidiu a SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e o Conselho de Medicina do Paraná, de março de 1986 a outubro de 1988, além de ter representado o Estado no CFM como conselheiro federal. Ainda foi diretor do próprio Hospital de Clínicas e secretário de Saúde do Paraná.

O Dr. Sobania foi um dos idealizadores do projeto do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), pioneiro no Brasil e que nasceu de parceria entre várias instituições públicas e que se estendeu para outras regiões do Paraná e foi reproduzido em outros Estados. O Siate foi implantado em 1990 e é responsável pelo atendimento de 60 a 70 de vítimas de trauma por dia, somente na Capital. Na passagem dos 25 anos do serviço, houve homenagem ao Dr. Sobania entre os pioneiros. Em 2011 ele já tinha sido reverenciado pelo CRM-PR na passagem do Jubileu de Ouro na Medicina, recebendo o Diploma de Mérito Ético.

DR. STEFFEN JÚNIOR

clique para ampliar>clique
               para ampliarDr. João Henrique, de Londrina. (Foto: Arquivo CRM-PR.)

O Dr. João Henrique Steffen Júnior nasceu na cidade de Indaiatuba, no interior paulista. Formou-se pela USP em 1949, seguindo logo depois para Londrina, que iniciava o seu desenvolvimento. Teve participação ativa e decisiva em todos os movimentos de ascensão e valorização da Medicina e do profissional médico. Ajudou a fundar o curso de Medicina e do Evangélico, sendo ele o responsável pelo primeiro atendimento no local, de uma criança. Engajou-se em muitas iniciativas sociais, tendo fundado o Rotary Club Londrina Norte. Em 2009, ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina.

A primeira homenagem maior do CRM ele recebeu no ano de 2000, quando foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético-Profissional. Em 2012, em reconhecimento aos relevantes feitos em prol da profissão, da ética e de causas humanitárias, recebeu nova comenda do Conselho, de “Honra ao Mérito”. Confira um pouco mais da trajetória do decano do Conselho de Medicina na matéria jornalística publicada quando da homenagem na Dereg de Londrina, a qual ajudou a constituir e também foi diretor e vice-diretor.

HOMENAGEADOS COM MEDALHA DE LUCAS

Confira os médicos já distinguidos com a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, sendo que seis já faleceram:

1996

» Dr. Hélio Brandão (falecido), fundador do Clube da Soda

1997

» Dr. José Raul Matte, o Padre Raul, com atuação há décadas em prol dos ribeirinhos da Amazônia.

2000

» Dr.ª Zilda Arns Neumann (falecida), fundadora da Pastoral da Criança.

2002

» Dr. Júlio Raphael Gomel (falecido), fundador do Lar Bom Caminho, em Curitiba.

2003

» Dr. Jupiter Velloz Silveira (2003), um dos fundadores da Casa do Caminho, de Londrina.

2007

» Dr. José Justino Filgueiras Alves Pereira (falecido), fundador de várias APAEs, incluindo de Curitiba e Ibiporã.

» Dr. Ivan Beira Fontoura, com histórico de vida dedicado a causas sociais e humanitárias.

» Dr. José Maria de Araújo Perpétuo (falecido), pioneiro em Palmas (PR) e envolvido em vários projetos sociais e de voluntariado.

2010

» Dr. João Manuel Cardoso Martins (falecido), professor da PUC-PR há 40 anos e propagador da ética e humanismo.

2011

» Dr. Ehrenfried Othmar Wittig, pioneiro e introdutor no Paraná de programa de triagem neonatal, o “Teste do Pezinho”.

» Dr. Frank Ogatta, responsável pelo projeto médico de atendimento preventivo itinerante aos idosos da comunidade nipônica do Paraná.

2013

» Dr. Antonio Lucio Duarte, fundador de várias APAEs, entre elas a Escola Mundo Colorido, em Francisco Beltrão.

Veja aqui mais sobre a galeria dos médicos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios