24/04/2018

EMC discutiu segurança do paciente em Londrina

Evento contou com palestra do Conselheiro do CRM-PR e Diretor Técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho

clique para ampliarclique para ampliarConselheiro do CRM-PR deu palestra sobre segurança do paciente (Foto: CRM-PR)
As metas e estratégias voltadas para a segurança do paciente no atendimento médico, foram alguns dos tópicos abordados no 1º Encontro sobre Segurança Paciente. O evento foi promovido pela Delegacia do CRM-PR, em Londrina, por meio do Projeto de Educação Médica Continuada na última sexta-feira, 20. Participaram 24 pessoas, entre médicos, estudantes de Medicina, enfermeiros, diretores técnicos e clínicos da região.

O palestrante da noite, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, é Conselheiro 1º Gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep),  Diretor Técnico do Hospital Pequeno Príncipe e especialista em Pediatria e Nefrologia. Durante o evento ele explicou conceitos relacionados à segurança do paciente e analisou casos reais que englobam essa temática.

Um deles envolvia a prescrição e administração de cinco comprimidos de Sonebon (nitrazepam) em uma criança, sendo que a dose correta seria de apenas um. Como resultado disso, o paciente apresentou rebaixamento geral, foi entubado e encaminhado para UTI.

Com base no relato do profissional envolvido, foram elencados tanto os fatores contribuintes para essa situação ter ocorrido, como ações de melhorias que impediriam casos assim. Uma delas seria a “revisão do cadastro dos psicotrópicos na forma de apresentação”, já que o medicamento pode ser prescrito em comprimido e em mg, ocasionando erros de prescrição.

Para finalizar, o Conselheiro expôs os 10 desafios para a instituição da cultura da segurança, levantados pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). Entre eles, a inclusão curricular dessa matéria na graduação, o estabelecimento de uma comunicação efetiva e incentivo à transparência dentro das instituições de saúde.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios