22/05/2018

EMC realizou seminário sobre neuroética, em Curitiba

Temas como neurotecnologia e potenciação cognitiva foram debatidos por especialistas da área

clique para ampliarclique para ampliarPalestrantes debateram temas envolvendo neuroética e neurotecnologias (Foto: CRM-PR)
O projeto de Educação Médica Continuada do CRM-PR promoveu um seminário sobre Neuroética e os impactos sociais das neurociências, no último sábado (19). O evento reuniu 40 médicos e estudantes de Medicina, que participaram presencialmente, na sede do Conselho em Curitiba, e via transmissão online.

O chefe do setor de Neurologia do Comportamento na Escola Paulista de Medicina (Unifesp), Prof. Dr. Paulo Bertolucci, abriu o seminário com a palestra “Por que as neurociências precisam de uma neuroética?”. Em um segundo momento, ele abordou questões relativas à neuroética e memória, assim como os desafios éticos trazidos pelas neurotecnologias.

Esse tema também foi tratado pela mestre em Ciências Cognitivas e doutora em Filosofia da Ciência, Prof.ª Dr.ª Marisa Russo. Ela falou especialmente sobre as técnicas de "neuroenhancement" - procedimentos que têm como finalidade a melhoria de capacidades cognitivas, como a memória e a concentração -, quando elas podem ser utilizadas e quais são as implicações éticas.

Os convidados também participaram de dois momentos de debate, mediados pelo conselheiro do CRM-PR e Coordenador da Câmara Técnica de Psiquiatria, Prof. Dr. Marco Antônio Bessa.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios