08/01/2018

Em artigo, Drauzio Varella fala sobre a abertura de escolas e a formação médica

Texto publicado originalmente na Folha de S. Paulo repercute na web e gera dezenas de comentários

Em artigo publicado neste sábado no jornal Folha de S. Paulo, o médico Drauzio Varella traz para debate a abertura de escolas médicas no país e suas consequências para a saúde. Apresentando dados brasileiros e mundiais a respeito do tema, ele destaca a importância de instituição de uma prova de avaliação dos médicos recém-formados, a exemplo da OAB, como forma de garantir a capacidade técnica do profissional que está entrando no mercado de trabalho.

“Alunos com preparo deficiente são reprovados nos concursos para residência, fase essencial para o aprendizado clínico. Vivemos um paradoxo: enquanto os melhores alunos investem mais cinco anos na formação, uma legião de despreparados vai atender gente doente.”

Os comentários trazem relatos vivenciados e também manifestam apoio à fala do médico. Alguns ainda questionam a existência de vagas do Programa Mais Médicos nas regiões onde há maior concentração de médicos brasileiros e também citam a importância da valorização do profissional que atua na saúde pública, com criação de plano de carreira no SUS.

Confira a íntegra do texto.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios