27/07/2006

Em debate Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO

O Conselho Regional de Medicina do Paraná promoverá em sua sede de Curitiba, nos dias 17 e 18 de agosto, simpósio internacional que terá em destaque a "Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO". Iniciativa que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Bioética, RedBioética e UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o encontro vai possibilitar ampla discussão da Bioética e direitos humanos associados a outros temas, como códigos de ética e avanços morais, responsabilidade social e saúde pública e, também, proteção ao meio ambiente, biosfera e biodiversidade.

O simpósio terá a participação de alguns dos mais renomados bioeticistas e especialistas em direitos humanos do País. Entre os principais conferencistas estão a Dra. Alya Saada, coordenadora da UNESCO/México; o Dr. Juan Carlos Tealdi, presidente da Associação de Bioética e Direitos Humanos da Argentina e membro da RedBioética/ UNESCO; o Prof. Dr. Prof. Volnei Garrafa, coordenador da RedBioética/ UNESCO e Cátedra de Bioética da UNESCO; a Dr.ª Suzana Vidal, da RedBioética/Unesco; Edson de Oliveira Andrade, presidente do CFM; e o Prof. Dr. José Eduardo de Siqueira, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, membro da Câmara Técnica de Bioética do CRM-PR e um dos coordenadores do evento.


Pontos na certificação

Credenciado pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA), o simpósio oferecerá pontuação no programa de atualização profissional, para que médicos obtenham a certificação. Do curso mensal, os médicos receberão 10 pontos para genética clínica.
Aberto a profissionais de outras áreas e estudantes, o evento também oferecerá o certificado de participação. Contudo, embora gratuitas, as inscrições são limitadas. Os 260 lugares do auditório, local que centralizará os trabalhos, estará reservado às inscrições feitas por ordem cronológica, respeitando os critério de vagas - 190 para médicos e membros do Conselho de Medicina, 50 para outros profissionais e 20 para estudantes. As demais 200 vagas serão para acompanhamento dos trabalhos pelo telão instalado no Espaço Cultural do CRM, área anexa ao auditório e que no período estará abrigando outros atrativos culturais aos participantes e visitantes.

A viabilidade de transmissão por videoconferência do evento internacional para algumas delegacias regionais do Conselho de Medicina ainda está sendo analisada, tendo como base a experiência das telepatologias da parceria USP/CRM. O uso de tal recurso, que poderia contemplar profissionais e acadêmicos de regiões como Maringá, Londrina e Cascavel, será confirmado até meados de julho pelo Conselho, através de seus informativos oficiais impressos e eletrônicos. A alternativa de acompanhamento a distância do encontro da UNESCO, se efetivada, também será estendida para os trabalhos do II Simpósio de Ética e Educação Médica, que terá início às 19h30 de 18 de agosto, logo após o encerramento do programa de Bioética e Direitos Humanos. As atividades do evento com docentes e estudantes de Medicina paranaenses terminam às 13h do dia 19.


Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura do simpósio internacional está marcada para 9h do dia 17, estando confirmadas as presenças, para a composição da mesa diretora, os Drs. Alya Saada, Edson de Oliveira Andrade, Volnei Garrafa, José Eduardo de Siqueira e Hélcio Bertolozzi Soares. O presidente do CRM-PR, também integrante da comissão organizadora, fará a saudação aos presentes, incluindo autoridades e representantes de outras entidades apoiadoras, como escolas médicas, OAB, Ministério Público, magistratura e instituições de saúde e de defesa dos direitos humanos.

A conferência inaugural, a partir das 9h30, caberá à coordenadora da UNESCO /México, Dra. Alya Saada, que vai falar sobre "Histórico das Declarações Universais da UNESCO". O primeiro dia de trabalhos terá ainda duas conferências: o Prof. Dr. Volnei Garrafa abordará o tema "Histórico da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO" e o Dr. Roque Jungles, da Unisinos/RS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) falará sobre "Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos: Proteção ao Meio Ambiente". Haverá ainda mesa-redonda e debates sob o tema central "Códigos de Ética e Avanços Morais".

No segundo dia de trabalhos serão realizadas mais duas conferências, com os Prof. Drs. Volnei Garrafa e Juan Carlos Tealdi, além de mesas-redondas que versarão sobre "Velnerabilidade humana e de meio ambiente" e "Consentimento informado e capacitação humana". Os subtemas terão entre os palestrantes ou moderadores os Drs. Mário Sanches (PUC-PR), Dirceu Greco (UFMG), Juan Carlos Tealdi, Roque Jungles, Cícero de Andrade Urban (CRM), Gabriel Oselka (USP), Suzana Vidal (RedBioética) e José Eduardo de Siqueira.


Pioneirismo

Participante da Comissão Organizadora, Hélcio Bertolozzi Soares considera o Simpósio da UNESCO um dos mais importantes eventos já realizados pelas entidades médicas no Paraná. A iniciativa, diz, vem em reforço ao pioneirismo dos grandes debates sobre Bioética implementados pelo CRM-PR, com origem no início da década com as Jornadas Regionais e que atingiu seu ápice este ano, com o programa de formação continuada em Bioética, numa parceria com a PUC. O presidente do Conselho faz uma deferência especial ao Prof. Dr. José Eduardo de Siqueira pelo incansável trabalho em defesa da formação ética e humanista do médico, que se traduz por uma visão mais madura sobre os grandes dilemas médicos, morais e culturais decorrentes dos avanços da ciência.


UNESCO, 60 anos

O evento internacional integra o programa de atividades comemorativas aos 60 anos da UNESCO, inaugurado em setembro do ano passado e que se estenderá por 60 semanas, terminando em novembro. O Brasil integra a Organização desde 1946, mas conta com a sua sede desde 1964. A UNESCO foi criada com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento mundial e, ao mesmo tempo, auxiliar os estados-membros na busca de soluções para os problemas que desafiam as sociedades, com atuação em várias áreas que a identificam como verdadeiro laboratório de idéias devido à visão prospectiva de seus estudos e reflexões, destacando-se na produção e partilha de conhecimentos..

Para saber mais, enviar e-mail para diretoria@crmpr.org.br ou jornal@crmpr.org.br, ou ainda contatar o Conselho pelos telefones (41) 3240-4026, 3240-4033 ou 3240-4049.


Clique aqui para ter acesso a relação de hotéis com preços diferenciados para os dias do evento.



Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios