27/02/2018

Empossada a primeira Comissão de Ética Médica de Guaratuba

É a primeira secretaria municipal do litoral a ganhar a representatividade, que funciona como elo junto ao CRM

O executivo municipal de Guaratuba empossou na Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba os integrantes da Comissão de Ética Médica. O evento ocorreu na segunda-feira (26). A cidade é a primeira do litoral a compor a comissão, que é obrigatória nas instituições com mais de 30 médicos e facultativa quando em número inferior. A Comissão tem papel de intermediar as demandas éticas junto ao Conselho de Medicina.

clique para ampliarclique para ampliarIntegrantes da Comissão de Ética com autoridades presentes. (Foto: Divulgação)

A eleição ocorreu em janeiro e envolveu todos os contratados pela Prefeitura de Guaratuba, sendo coordenada pela Secretaria Municipal. Foram eleitos os médicos Marlon Bozzo, William Fernandes e Renadi Gerhard, tendo como suplente Evandro Tonatto. O mandato é de 30 meses.

A solenidade de posse foi prestigiada pelo delegado da Dereg da Região Metropolitana e Litoral do CRM-PR, Evandro Antonio Sbalcheiro Mariot. Estiveram presentes o prefeito Roberto Justos, o vice-prefeito Jean Colbert Dias e a secretária municipal de saúde Jemina Aliano. Também prestigiaram o evento o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luperci Muller, a secretária do Bem-Estar e Promoção Social, Lourdes Monteiro, e a secretária da Cultura e do Turismo, Elaine Mattos.

Empossado, o médico William Fernandes parabenizou a iniciativa da Prefeitura e da Secretaria da Saúde, dizendo que é a primeira vez que trabalha em um município com a preocupação de instaurar um instrumento de fiscalização da ética no trabalho médico.

As Comissões de Ética Médica têm funções educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da medicina. A comissão é vinculada ao Conselho Regional de Medicina e deve manter a sua autonomia em relação às instituições onde atua, não podendo ter qualquer vinculação ou subordinação à direção dos estabelecimentos de saúde.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios