10/10/2018

Empossados novos membros da Academia Paranaense de Medicina

Os Prof. Drs. Rogério Andrade Mulinari e Júlio Cesar Pisani são titulares e o Prof. Dr. Oreste Terranova correspondente estrangeiro

A Academia Paranaense de Medicina realizou na noite de 5 de outubro (sexta-feira), na sede da AMP, a solenidade de posse dos novos acadêmicos titulares, os Prof. Drs. Rogério Andrade Mulinari e Júlio Cesar Pisani, e também do acadêmico correspondente estrangeiro, o Prof. Dr. Oreste Terranova.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Academia, Avelino Ricardo Hass, compondo ainda a mesa de autoridades o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida; o presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho; o coordenador do Departamento de Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde, Vinicius Augusto Filipak, que representou a chefe do executivo estadual; e Claudia Paola Carrasco Aguilar, que representou a presidência do Sindicato dos Médicos do Paraná. Também compôs a mesa o acadêmico titular e secretário da APM Jurandir Marcondes Ribas Filho.

clique para ampliarclique para ampliarComposição da mesa diretora da solenidade da Academia (Foto: APM)

Os novos acadêmicos tinham sido eleitos em assembleia geral extraordinária realizada em agosto último, enquanto o acadêmico estrangeiro teve o seu nome acolhido em reunião da diretoria no mês de junho.

Ao fazer a saudação aos empossados, o presidente assinalou que “pertencer à Academia de Medicina é, além de uma honra, um reconhecimento pelos egrégios membros por toda uma vida profissional dedicada aos pacientes, aos alunos de medicina, à pesquisa, aos impulsos que a sociedade emana quando provocada pelas estimulações do comportamento profissional.”

Na leitura feita sobre as finalidades da Academia, foram destacados o cultivo do estudo das Ciências Médicas,  da Ética, da Bioética e da História da Medicina, o estímulo às pesquisas na área da saúde, a contribuição para a solução de problemas médicos de interesse comunitário, o intercâmbio com entidades congêneres e, também, o fomento, por si ou em parceria com terceiros, da implementação de instrumentos que busquem o aprimoramento do atendimento médico, com vistas à preservação da vida e a excelência de sua qualidade.

clique para ampliarclique para ampliarA solenidade ocorreu na sede da AMP. (Foto: Academia)

Durante as ações de praxe para posse dos acadêmicos, como a entrega do diploma e o busto de Platão, o Prof. Dr. Rogério Mulinari teve a reverência dos filhos Rafael e Rodrigo Parolin Mulinari, enquanto o Prof. Julio Cesar Pisani de sua esposa, Sra. Lúcia Helena Pisani.

A reverência ao Dr. Oreste Terranova coube à Srta. Letícia Pires Küster, que representou a esposa do novo acadêmico, Sra. Vanna Terranova

O acadêmico titular Dr. Sergio Brenner fez a saudação do par Rogério Mulinari, que, por sua vez, prestou homenagem ao Patrono Francisco Martins Franco e ao acadêmico-fundador Dr. Adyr Soares Mulinari. O acadêmico Dr. Renato Araújo Bonardi fez a saudação ao Dr. Julio Cesar Pisani, que reverenciou o Patrono Dr. Julian Szymanski e o titular-fundador Dr. Miroslau Constante Baranski e o segundo titular acadêmico, Dr. Calixto Antônio Hakin Neto.

O acadêmico Antonio Carlos Küster Filho fez a saudação ao acadêmico estrangeiro Dr. Oreste Terranovam que em seguida fez o seu discurso, sucedido pelo presidente da Academia no encerramento da sessão magna.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios