09/07/2007

Encontro Nacional em Curitiba integra comemorações dos 50 anos do CRM-PR

O I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2008 deverá ser realizado em Curitiba, no mês de março, fazendo parte das atividades comemorativas do cinqüentenário da criação do CRM do Paraná. O Estado deveria receber neste segundo semestre o evento, mas pela coincidência dos 50 anos da Lei n.º 3.268, de setembro de 1957, que reestruturou e deu autonomia jurídica aos Conselhos, deliberou-se pela realização na sede da autarquia, em Brasília.


Gerson Zafalon Martins, 3.º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina e também presidente do Conselho do Paraná, avalia que a mudança de estratégia vai possibilitar a implementação de um programa mais intenso das festividades do Jubileu de Ouro, que tende a ser iniciado já na tradicional solenidade do Dia do Médico, em outubro. Uma comissão provisória já foi constituída para analisar as possíveis atividades científicas e artístico-culturais que podem ser implementadas tanto na capital quanto nas cidades-sedes das Regionais.


História do Conselho


A primeira iniciativa para normatizar a atividade médica, com a proposta de criação de uma comissão de ética, data de 1921, tendo prosperado com o surgimento, seis anos mais tarde, do Sindicato dos Médicos. Os primeiros Conselhos de Medicina surgiram no início dos anos cinqüentas. Ceará, Rio Grande do Sul, Pará e Distrito Federal (então Rio) foram os primeiros.


Com o advento da Lei 3.268, coube ao então presidente da Associação Médica, Ernani Simas Alves, a missão de organizar a atividade conselhal no Paraná. No fim de janeiro de 1958 foram apresentados os nomes para composição do primeiro corpo de conselheiros, que tomou posse em 12 de março daquele ano. O primeiro presidente foi o Prof. Milton Macedo Munhoz, já falecido. Parte da história do CRM-PR foi resgatada em pesquisa de outro ex-presidente, Wadir Rúpollo, também falecido. A atual diretoria tem entre as suas propostas a edição de um livro que apresente a trajetória de 50 anos do Conselho, cujo lançamento deve ocorrer no ano que vem, a exemplo de um selo institucional comemorativo.


Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios