15/09/2006

Entidades médicas elaboram propostas para o Brasil

O Conselho Federal de Medicina em conjunto com os conselhos regionais de todo país, reunidos no II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina vão apresentar, no dia 14 de setembro, a "Proposta dos Médicos para o Brasil".

A proposta, que será redigida também com a participação das principais entidades médicas nacionais - Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos - trará os aspectos mais relevantes para a melhoria da saúde do povo brasileiro e será entregue aos candidatos à presidência da República.

No mesmo dia, será lançada a Agenda Parlamentar da Saúde Responsável, elaborada pela Comissão de Assuntos Parlamentares, formada pelo CFM e AMB para acompanhar e opinar sobre os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional.


O Encontro

O II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina é promovido pelo Conselho Federal de Medicina, entre os dias 13 e 15 de setembro, e reúne médicos que participam das atividades ligadas aos Conselhos de Medicina de todo o País.


Sobre a situação dos médicos peritos no país

O presidente do CFM, Edson Andrade, comunicou nesta sexta-feira (15), pela manhã, à diretoria da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) que as entidades médicas reunidas em Manaus (AM) aprovaram uma moção de apoio ao movimento de greve dos peritos médicos que estão em luta por melhores condições e segurança no trabalho. Foi aprovada também uma moção de repúdio à morte da doutora Maria Cristina Souza, de Governador Valadares, assassinada na última quarta-feira (13). Em sua nota, o CFM criticará a falta de segurança que levou à morte de um perito. A manifestação do Conselho será publicada no próximo sábado (16) nos jornais Correio Braziliense, Estado de Minas e Folha de São Paulo.


Conselheiros debatem a interdição cautelar

Sob a coordenação do corregedor do CFM, Roberto d'Ávila, um dos temas mais polêmicos discutidos neste primeiro dia do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina foi tratado na mesa "Interdição Cautelar: Reflexões sobre a sua aplicação".

A mesa contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, Desiré Carlos Callegari, que contou a experiência do estado que em sete anos precisou entrar com cinco mandatos de suspensão preventiva, e dos advogados José Alejandro Bullón e José Alcibíades Perrone de Oliveira que abordaram os aspectos jurídicos desta prática pouco conhecida e que tem sido recorrida por alguns conselhos.

Os advogados ressaltaram que a interdição é uma excepcionalidade e não deve ser usada como forma de penalidade. Após as apresentações, o espaço foi aberto para debates.


Aula de ética encerra primeiro dia de encontro

Fechando o primeiro dia do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, foram apresentadas aulas do curso de atualização médica destinado à profissionais e estudantes de medicina.

A ginecologista, professora da Universidade Federal do Amazonas, Ione Rodrigues Brum, apresentou os cursos "Avanços em contracepção" e "Terapia hormonal na pós-menopausa: riscos e benefícios"; o otorrinolaringologista e 2ª tesoureiro da Associação Médica Brasileira, Luc Weckx, ministrou as aulas "Rinossinusite para o clínico" e "Estomatites, aftas e halitoses"; a diretora do CFM, Lívia Barros Garção emocionou a platéia com a sua palestra sobre ética médica.


Conselheiros debatem contratualização na ANS e no SUS

A questão da contratualização na Agência Nacional de Saúde Suplementar e no Sistema Único de Saúde foi tratada em duas mesas no II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2006, em Manaus.

Sob a coordenação do diretor do CFM, Pedro Pablo Magalhães Chacel, o representante do Conselho Federal na Câmara Técnica de Contratualização da ANS, Álvaro Luiz Salgado Pinto, descreveu os problemas enfrentados nas negociações entre as operadoras e seguradoras de planos de saúde com a intermediação da ANS.


SUS

Em mesa coordenada pelo conselheiro federal Alceu José Peixoto Pimentel, o diretor de defesa profissional da Associação Médica Brasileira, Roberto Gurgel, enfatizou que no âmbito do Sistema Único de Saúde ainda não há negociação alguma e são muitas as bandeiras pelas quais os médicos devem lutar como as condições de trabalho nos Programas de Saúde da Família e o Código 7, que prevê o pagamento aos médicos através de intermediários.
Os debates dos conselheiros em torno das duas questões foram bastante intensos.


Encontro Nacional: estudantes participam dos cursos de atualização

Neste segundo dia de curso de atualização médica, oferecido a médicos e estudantes durante o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2006, o pediatra e conselheiro federal, Clóvis Francisco Constantino, ministrou a aula "Manejo da febre em pediatria" e o secretário da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvêncio Duailib, foi o professor da aula "Atualização em AIDS".

O 1º tesoureiro da Associação Médica Brasileira e urologista Amílcar Giron, encerrou o dia com as aulas "Infecção urinária na criança" e "Prevenção do câncer de próstata".

Ministradas por professores, especialistas da Associação Médica Brasileira e Sociedades de Especialidades, as aulas abrangem os mais diversos assuntos da prática médica.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios