30/08/2017

Entrega de carteiras reúne 195 novos médicos e seus familiares na sede do CRM-PR

Cerimônia foi realizada na manhã desta quarta (30)

clique para ampliar>clique para ampliarNovos médicos participam de reunião ética na sede do CRM-PR. (Foto: CRM-PR)

A tradicional cerimônia para entrega de documento profissionais aos médicos recém-formados inscritos no Conselho Regional de Medicina do Paraná foi realizada na manhã desta quarta, na sede do CRM-PR, em Curitiba, e reuniu 195 médicos que estão iniciando a carreira. Em sua maioria eles são formados na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Coordenando a mesa de convidados, o presidente do Conselho, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, deu as boas-vindas aos novos colegas e concedeu a palavra ao médico Fernando Carbonieri, fundador da Academia Médica e que há três anos compõe a Comissão de Integração do Médico Jovem, do CFM.

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Fernando Carbonieri. (Foto: CRM-PR)

Em sua fala, Carbonieri falou sobre os desafios enfrentados pelo médico jovem e recém-formado, citando algumas coisas que nem sempre se aprende na faculdade, como gestão financeira e administração. Ele também destacou a importância da comunicação na relação médico-paciente como a chave para se evitar muitos problemas, e falou da importância de se dar espaço ao contraditório: “sempre cabe escutar o outro lado, mesmo que você não concorde”. Carbonieri incentivou os novos colegas a se envolverem em assuntos políticos e na luta pela valorização da profissão. E encerrou: “A vida médica é linda, mas temos que cuidar bem dela”.

Dando sequência à cerimônia o conselheiro representante do Paraná no CFM, Dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, se dirigiu aos presentes com uma reflexão sobre o SUS e sua importância no mercado de trabalho do médico, apesar de todas as suas dificuldades estruturais e financeiras, destacando a importância de todos se unirem na luta pela carreira de estado na saúde. “Ao defender o SUS e a sua importância, defendemos a sociedade que precisa dele”, completou.

clique para ampliar>clique para ampliarOs conselheiros Fernando Abib e Wilmar Mendonça Guimarães recebem a médica Renata Martins dos Santos. (Foto: CRM-PR)

Atual Secretário-Geral do CRM, Dr. Luiz Ernesto Pujol, abordou o lado humano da Medicina, a importância de se lembrar sempre que o médico lida com vidas e sentimentos, e que é imprescindível não só ouvir, mas demonstrar ao paciente o interesse e a vontade de ajudá-lo. Para ele, a melhor propaganda que o médico pode ter é o seu trabalho, é um paciente satisfeito.

Empatia foi o tema da fala do Vice-Presidente do Conselho, Dr. Roberto Issamu Yosida, que apresentou um vídeo mostrando como as situações podem parecer diferentes quando percebidas por meio do ponto de vista de outras pessoas ou mesmo de quem está passando por um problema ou doença, no caso da Medicina. Ele destacou a necessidade de se preencher sempre os prontuários médicos com o máximo de detalhes e informações sobre o paciente e sugeriu aos jovens médicos que sempre peçam ajuda quando acharem necessário. “Não carreguem sozinhos decisões que devem ser compartilhadas com seus pares”, completou.

Encerrando a cerimônia, o Dr. Wilmar Guimarães contou a história da Constelação de Ophiuchus e fez uma breve apresentação do funcionamento do Conselho, chamando então ao palco seis novos médicos para a entrega simbólica dos documentos.

Futura Pediatra

clique para ampliar>clique
               para ampliarDra. Ana Letícia com os pais e o irmão. (Foto: CRM-PR)

Formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), em Santa Catarina, a curitibana Ana Letícia Rocha Lima Caxambu participou da cerimônia acompanhada dos pais, Lucia e Hayrton, e do irmão Rafael. Ela pretende cursar residência em Pediatria e, até a aprovação em um dos concursos que pretende fazer, segue trabalhando em uma Unidade de Saúde da cidade.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios