21/03/2018

Entrega de carteiras reúne 240 novos médicos na sede do CRM-PR, em Curitiba

Evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (21)

clique para ampliarclique para ampliarCerimônia teve a presença de 240 novos médicos. (Foto: CRM-PR)

A manhã desta quarta-feira (21) marcou o início da carreira de 240 médicos recém-formados. Os novos profissionais se reuniram na sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em Curitiba, para a tradicional cerimônia de entrega de carteiras.

O evento teve início com uma fala do presidente do Conselho, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, que deu as boas vindas aos presentes e em seguida passou a palavra ao presidente da Academia Paranaense de Medicina, Dr. Avelino Ricardo Hass. Ele parabenizou os formados em nome da Academia e ressaltou o comprometimento da instituição com a bioética e a ética médica. “Nós estamos todos engajados na tentativa de solucionar os problemas dos pacientes e da classe médica”, disse.

O Secretário-Geral do CRM, Dr. Luiz Ernesto Pujol, destacou que esse é apenas o início da jornada. “Eu tenho 50 anos de formado e posso dizer que essa é a melhor profissão do mundo”, disse. Ele também deixou claro que o papel do médico vai além de cuidar. Para ele, não basta apenas o domínio técnico da Medicina, mas também cabe ao médico ser um exemplo moral para o paciente e para a sociedade.

Seguindo nessa mesma linha, a conselheira e professora da PUC-PR, Dra. Tânia Maria Santos Pires, defendeu a importância de sempre se ter a ética e empatia como norte na profissão. “Nossa maior missão é desenvolver uma Medicina empática”, afirmou. “Nunca abandonem seus princípios”. Segundo a doutora, a principal função do Conselho é defender essa Medicina de eventuais interesses que a desviem de seu caminho original.

Na sequência, o vice-presidente do CRM, Dr. Roberto Issamu Yosida, explicou brevemente o funcionamento e as áreas na quais o Conselho atua. Além disso, deu orientações para uma boa conduta médica e deixou palavras de encorajamento aos novos profissionais. “As pessoas esperam muito de nós”, disse. “Mas tenho certeza que vocês todos vão conseguir superar essas expectativas”.

Encerrando a cerimônia, o Dr. Wilmar Mendonça Guimarães destacou a excelência e o reconhecimento do CRM entre os Conselhos de Medicina, chamando então ao palco seis novos médicos para a entrega simbólica dos documentos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Ruben e Dr. Wilmar. (Foto: CRM-PR)
Formado aos 60

Ruben Vogt trabalhou a vida inteira em um banco e foi só depois de se aposentar que seu interesse pela Medicina despertou. Hoje, aos 60 anos de idade e depois muito estudo, ele conseguiu se formar médico pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Ele, que se define como “gaúcho de origem e paranaense de coração”, integra atualmente o programa Mais Médicos, trabalhando como médico de família no município de Mangueirinha -- interior do Paraná. Agora que está formado, o próximo passo é se especializar. “Eu quero fazer uma especialização em psiquiatria voltada para a terceira idade”, diz.

Ele conta que a maior parte dos casos que atende são de doenças como depressão e ansiedade. Por isso, acredita que a maior necessidade do paciente é ser atendido por um profissional que esteja disposto a ouvir o que ele tem a dizer, algo que tenta exercer no dia a dia. “Eu digo para os meus pacientes que eu sou um médico demorado, porque eu dou a oportunidade das pessoas falarem”, afirma. “Eu acho que a nossa grande missão é curar e, quando não é possível curar, ouvir e dar conforto”.

clique para ampliarclique para ampliarCralos, com esposa e filha, ladeados pelos Drs. Pujol, Wilmar e Avelino Hass. (Foto: CRM-PR)
Médico estrangeiro

Também esteve presente na cerimônia o médico Carlos Fernando Herbas Cortez. Formado na Bolívia, ele está morando no Brasil há cinco anos e revalidou seu diploma pela Universidade Federal do Mato Grosso. Ele, que pretende se especializar em cirurgia cardiovascular, estava acompanhado de sua mulher e a filha recém-nascida. “Foi difícil estudar e cuidar dela ao mesmo tempo, mas graças a Deus deu tudo certo”, diz. A simpatia da pequena, de apenas quatro meses de idade, chamou a atenção dos conselheiros que aproveitaram para tirar uma foto com a família.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios