30/10/2018

Escola de Saúde Pública do Paraná oferta cursos virtuais gratuitos

Aulas focam no aperfeiçoamento profissional na área da saúde; suporte básico de vida e prevenção do suicídio são alguns dos temas abordados

Conhecida pelos seus cursos de aperfeiçoamento profissional na área de saúde, a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPPR) também oferece cursos a distância gratuitos a trabalhadores da saúde e alguns abertos ao público em geral. A modalidade permite um aprendizado independente, possibilitando que o aluno construa o seu próprio conhecimento. Atualmente, são mais de 4500 alunos cadastrados na plataforma ESPPR Virtual e 5.300 matrículas em 14 cursos. 

Criada em 1958, a ESPPR atua em diversas vertentes, com cursos de formação inicial, ensino profissionalizante e ensino superior. Desde outubro do ano passado, a Escola passou a contar com um ambiente virtual para disponibilizar cursos online. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, o trabalho da ESPPR é fundamental para o desenvolvimento da política estadual de formação e qualificação profissional para o Sistema Único de Saúde.

“O distanciamento entre a formação dos profissionais e as necessidades atuais de saúde da população é um desafio que vem sendo enfrentado com seriedade e eficiência pelo Governo do Paraná. Estamos investindo na qualificação de nossas equipes em todos os níveis”, ressalta o secretário.

Os 14 atuais cursos online oferecidos pela ESPPR são totalmente gratuitos. Basta acessar o site da Escola e clicar no link Cursos EaD, no menu superior do site para visualizar os treinamentos disponíveis. Após a inscrição, o aluno tem acesso aos conteúdos e, após concluir o curso, pode ter acesso a certificado de conclusão. 

Conheça alguns dos cursos disponíveis 


Prevenção do suicídio
Lançado em setembro deste ano, o curso tem duração de 65 horas e aborda o conceito de comportamento suicida, além dos fatores de risco e proteção relacionados, contemplando a prevenção do suicídio de acordo com diferentes níveis de risco e aplicada em diferentes contextos, tais como educação, assistência social, atenção primária, atenção secundária, urgência e emergência e população indígena. Atualmente conta com mais de 1700 alunos inscritos.

Pai Presente: cuidado e compromisso 
Este curso foi pensado para atender à crescente demanda de pais e ou futuros pais sobre como se envolver em todo o processo de planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e pós-parto de sua parceira e nos cuidados no desenvolvimento da criança, estimulando ainda o autocuidado do homem com a própria saúde, promovendo uma paternidade ativa e consciente. O curso tem duração de 12 horas. 

Suporte básico de vida

Com duração de 30 horas, o curso trata das ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Association no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). Entre os temas abordados estão ressuscitação cardiopulmonar, ritmos cardíacos de parada cardiorrespiratória e uso de desfibrilador externo automático.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios