17/09/2018

Evento orienta como reconhecer risco de suicídio

O programa Papageno foi criado em 2017 para estimular a discussão sobre suicídio de forma positiva

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, em média, uma pessoa tira a própria vida a cada hora e, nesse mesmo período, outras três tentaram se matar sem sucesso. O suicídio é uma questão de saúde pública, tendo em vista que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), corresponde a 3% do total de mortes e se encontra entre as três principais causas de morte. A estimativa é que até 2020 mais de 1,5 milhões de pessoas poderão cometer suicídio.

A OMS relata ainda que mais de 90% dos suicídios estão relacionados com transtornos mentais e que a maioria dos óbitos poderia ser evitado com estratégias de prevenção mais acessíveis à comunidade. Por este motivo, a Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) alerta que é preciso envolvimento de toda sociedade, pais, educadores, instituições religiosas, mídia, Governo e Polícia.

Com intuito de contribuir com informações especializadas sobre o tema e auxiliar na prevenção, a APPSIQ está relançando o Programa Papageno: como ajudar alguém com risco de suicídio? Encabeçado pelo vice-presidente da Capital da APPSIQ, Marcelo Daudt Von Der Heyde, o evento é gratuito, conta com o apoio da Associação Médica do Paraná (AMP) e acontece no dia 26/09, quarta-feira, das 19 às 21h, na sede da AMP - Rua Cândido Xavier, 575 - Água Verde, em Curitiba (PR).

O vice-presidente da entidade, que também é professor de Psiquiatra da PUC-PR e preceptor da Residência Médica em Psiquiatra do HC/UFPR, explica que o objetivo é  apresentar conceitos do comportamento suicida, desmistificar questões relacionadas ao assunto, diminuir o preconceito e esclarecer como é possível detectar pessoas com risco para suicídio e informar onde e quando se deve buscar ajuda.

"O nome do evento faz referência ao chamado Efeito Papageno, pouco conhecido na sociedade, mas que pode ser definido como a forma correta de abordagem ao suicídio com fatores protetores. Papageno é um personagem da obra de Mozart denominada A Flauta Mágica que, já decidido em cometer suicídio, é salvo por três gênios que o ajudam e dão alternativas ao seu sofrimento. É isso que buscamos: prevenir que novos casos aconteçam e reforçar a ideia de que alguém em sofrimento precisa de ajuda profissional", afirma. 

Sobre a APPSIQ

A Associação Paranaense de Psiquiatria é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 23 de junho de 1967 e que representa os médicos psiquiatras do Estado do Paraná. Com sede em Curitiba, a Federada da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) é referência em Psiquiatria, congrega mais de 300 associados que oferecem informação especializada à comunidade, influenciam políticas públicas de saúde mental e incentivam a assistência psiquiátrica ampla, ágil e de alta qualidade.

Serviço:
Programa Papageno: como ajudar alguém com risco de suicídio?
Data: 26 de setembro
Horário: das 19 às 21h
Local: Associação Médica do Paraná - Rua Cândido Xavier, 575 - Água Verde, em Curitiba (PR).
Inscrições antecipadas: www.psiquiatria-pr.org.br

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios