06/12/2018

Fiscalização da publicidade médica é tema de fórum no CFM

Conselheiro Dr. Afrânio Benedito Silva Bernardes representou o CRM-PR em encontro das Comissões de Divulgação de Assuntos Médicos (Codames) em Brasília

clique para ampliarclique para ampliarDa esquerda para a direita, conselheiros Rodrigo Aloe (Cremesp); Graziela Bonin (CRM-SC); Rodrigo Neves (CFM); Celso Boechat (CRM-RJ); e Afrânio Bernardes (CRM-PR), todos cirurgiões plásticos (Foto: CFM)
A fiscalização da publicidade médica foi tema do Fórum das Comissões de Divulgação de Assuntos Médicos (Codames), promovido pelo CFM nesta quarta-feira, 05, em Brasília. Ao longo do dia, foram apresentadas as normativas que regem o assunto (Resoluções CFM nº 1.974/2011, nº 2.126/2015 e nº 2.133/2015) e os números consolidados de todas as Codames do País, além das ações por unidade. Na ocasião, a atuação do CRM-PR foi citada pela eficiência e excelência dos números apresentados.

Leia mais sobre o evento: Fórum da Codame debate resoluções que tratam da publicidade médica

O Conselheiro Dr. Afrânio Benedito Silva Bernardes, coordenador da Codame do CRM-PR, explica que o principal objetivo do fórum foi a troca de experiências e a reafirmação da legislação vigente para a atuação das Comissões. “O crescente número de denúncias relacionadas à publicidade irregular urge uma resposta à altura. Aos coordenadores foi dada a palavra para que expusessem seus anseios, dificuldades e virtudes, o que enriqueceu em muito a troca de informações”, explicou.

clique para ampliarclique para ampliarFórum foi promovido pelo CFM em Brasília na quarta-feira (05/12) (Foto: CFM)
Durante o encontro, foram apresentadas estatísticas da atuação das Comissões em todo o território nacional, analisando os casos conduzidos sobre publicidade irregular que se transformaram em Sindicâncias, Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e Processos Ético-Profissionais (PEPs). Segundo levantamento da Codame do CRM-PR, no período de 2013 a 2018, foram firmados no âmbito regional 10 Termos e instaurados 120 Sindicâncias e 91 Processos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios