26/02/2018

HU de Londrina selecionado para integrar programa nacional de segurança do paciente

Projeto Colaborativo tem 120 hospitais públicos ou filantrópicos selecionados pelo Ministério da Saúde

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina é um dos 120 hospitais públicos ou filantrópicos selecionados no Brasil pelo Ministério da Saúde (MS) no projeto colaborativo ‘Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’. A ação será desenvolvida por meio do Programa de Apoio Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A inserção do HU ao programa foi efetuado pelo MS após visitas técnicas de seleção dos hospitais participantes e assinatura do termo de adesão no mês de dezembro. A realização da reunião inaugural, já com os diversos profissionais dos setores que serão envolvidos, ocorreu no dia 22.

O Proadi é desenvolvido em parceria com o Institute for Healthcare Improvement e tem como objetivo orientar os profissionais de saúde dos hospitais selecionados quanto às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais que atendem ao SUS.

METAS

A ação visa reduzir em 50% as infecções relacionadas à saúde no país, entre elas infecção na corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC); pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV); e a infecção do trato urinário (ITU).

Com o novo projeto em execução, pretende-se evitar cerca de 8.500 acidentes adversos seguidos de morte por ano nas UTIs dos hospitais participantes. A medida prevê também uma redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência dos pacientes nos leitos e com a utilização de insumos.

O projeto terá duração de três anos e os 120 hospitais serão divididos em grupos coordenados por seis hospitais de excelência no Brasil – Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP), Hospital Beneficência Portuguesa (SP), Hospital do Coração (SP), Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hospital Sírio Libanês (SP) e Hospital Moinhos do Vento (RS).

Para Cláudia Carrilho, a participação do HU no programa trará muitos benefícios. “Precisamos do envolvimento de profissionais de todo o hospital no programa, vamos capacitar toda a equipe do HU para serem parceiros eficazes, envolver também pacientes e familiares nesse trabalho”, ressalta.

A UTI Adulto 1 será o primeiro foco desse trabalho. “Quanto mais eficiente a aplicação do programa na instituição teremos mais pacientes atendidos com menos dias de internação, mais economia, representando aquisição de mais equipamentos e reformas no hospital, entre outros benefícios”, diz o intensivista Marcos Tanita.

Tanita ressalta a qualificação do HU, que é referência estadual em segurança do paciente. “Vamos aperfeiçoar o que já temos de bom, trabalhar melhor e de forma mais criativa, com soluções criativas, como já vem acontecendo nas UTIs e em diversos setores do HU”, comenta.

Fonte: SESA-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios