14/03/2017

Homenagem ao diretor do Museu da História da Medicina

Na passagem de seu 80º aniversário, o Prof. Ehrenfried Wittig teve a comemoração com familiares e amigos na Associação Médica do Paraná

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Wittig e família. (Foto: Arquivo pessoal.)

O Prof. Dr. Ehrenfried Othmar Wittig foi homenageado por familiares e amigos no último sábado (11), no restaurante da Associação Médica do Paraná, marcando a passagem de seu 80º aniversário. Um dos responsáveis por implantar o chamado “Teste do Pezinho” no Paraná, o Dr. Wittig detém as principais honrarias concedidas a médicos com atuação no Estado, em reconhecimento ao seu trabalho ético e humanitário. Entre elas estão o Diploma de Mérito Ético-Profissional, pelos 50 anos exercício exemplar da atividade, e a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, comenda instituída pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná em 1996 e que neste período alcançou apenas 12 personalidades.

Natural de Rio Negro, o Dr. Wittig formou-se em dezembro de 1961 pela Universidade Federal do Paraná, tendo os títulos de especialista em Neurologia e Medicina Física e Reabilitação. Foi professor de Neurologia do curso de Medicina da UFPR do Hospital de Clínicas, instituição da qual foi diretor clínico e também geral. Também médico legista aposentado, o Dr. Wittig tem em seu currículo mais de 20 anos de dedicação ao CRM-PR como conselheiro, além de 33 anos como editor-fundador da Revista Arquivos, hoje publicada no formato digital. O médico ainda é o mentor e diretor do Museu da História da Medicina, vinculado à Associação Médica do Paraná e que reúne um dos maiores acervos de objetos e livros relacionados à atividade médica, além de integrar a Academia Paranaense de Medicina.

A homenagem

O almoço festivo foi organizado pela família do Dr. Wittig – é casado com D. Oneide, tem casal de filhos e três netos – e por amigos, em sua maioria médicos. Prestigiaram o encontro, dentre outros médicos, o presidente da Academia Paranaense de Medicina, Aristides de Athayde Neto; o presidente e o secretário-geral da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho e José Fernando Macedo; o presidente da Unimed Curitiba e ex-presidente do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley; e o secretário de saúde de Curitiba, João Carlos Baracho, além de outros membros da Academia e professores, como Luiz Fernando Correa Kuster, Guilberto Minguetti e Carlos Eduardo Silvado.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo.

* campos obrigatórios