13/04/2018

Homenagem ao Prof. Metry Bacila no 129º Picadinho Cultural da Academia

Reunião almoço será realizada no dia 24 de abril, na Associação Médica do Paraná (AMP)

A vida e a obra do Prof. Dr. Metry Bacila (CRM 3221), que se constitui num dos mais renomados cientistas brasileiros, serão o tema da 129ª edição do Picadinho Cultural Dr. Wadir Rúpollo. O evento, que ocorre no dia 24 de abril na sede da Associação Médica do Paraná (AMP), em Curitiba, contará com uma palestra ministrada por um dos netos do Dr. Bacila, o estudante de Medicina Matheus Bacila, que cursa o 11.º período na Universidade Federal do Paraná.

O Prof. Metri Bacila é reconhecido como fundador e formador da bioquímica no Paraná. Também foi um dos precursores do Instituto de Química na Universidade de São Paulo, onde integrou o corpo docente, a exemplo da Federal do Paraná e da PUCPR, onde ajudou a fundar o curso de Medicina. Ainda foi responsável pela inauguração do Centro de Biologia Marinha da UFPR, em Pontal do Sul, e também participante implantação da Estação Comandante Ferraz, base brasileira no continente antártico e ali presente em expedições.
clique para ampliarclique para ampliarO mestre, em uma das homenagens recebidas. (Foto: Arquivo)
Formado em Medicina pela UFPR em dezembro de 1946, ele se tornou o primeiro paranaense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Ciências, em 1959. Entre seus muitos feitos estão ainda a autoria ou participação em diversos livros e estudos científicos, que lhe valeram sucessivas honrarias. Em 1997, foi homenageado pelo Conselho de Medicina do Paraná na passagem do seu Jubileu de Ouro na profissão. Também foi membro da Academia Paranaense de Medicina, que agora presta homenagem em sua memória, da Academia Paranaense de Letras e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Natural de Palmeira, onde nasceu em junho de 1922, o Prof. Metry Bacila acabou falecendo em maio de 2012, aos 90 anos de idade. A família tem importante ligação com a medicina. O irmão, Dr. Jorge Amin Bacila, atuou por mais de três décadas em sua cidade natal, Palmeira, antes de se radicar na Capital. O Dr. Jorge conquistou seu espaço na medicina mesmo tendo perdido a audição ainda criança, durante epidemia de varíola. Em mais de 60 anos de carreira, foi um combatente do tabaco, envolvendo-se em muitas campanhas. Formado em 1947 pela Faculdade de Medicina de Niterói, tem entre os filhos o também médico Jorge Luiz Fiani Bacila. A Sra. Levina Bacila Malucelli, irmã dos dois médicos, faleceu em 19 de fevereiro deste ano, prestes a completar 104 anos de idade. Era viúva do ex-prefeito de Palmeira por três gestões, Benjamin Malucelli.

129º Picadinho Cultural
Data: 24 de abril de 2018 (terça-feira)
Hora: das 12h às 13h
Local: Restaurante da Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575 - Água Verde)
Confirmação de presença: (41) 3242-9394 (com Hilda)
Almoço por adesão: R$ 40,00

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios