25/07/2018

Homenagem aos Pioneiros: Dr. Aroldo Marques Sardenberg (CRM-PR 449)

Primeiro vice-presidente na diretoria provisória do Conselho teve importante papel no desenvolvimento de Londrina

O primeiro vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná foi o médico Aroldo Marques Sardenberg (CRM-PR 449). Natural de Curitiba, ele se formou pela Universidade Federal do Paraná em 1939 e residiu boa parte de sua vida em Londrina, onde atuou como médico e também industrial, tendo importante papel no desenvolvimento da chamada Capital do Café, fundada em dezembro de 1934.

Em Londrina, onde chegou pouco depois de formado, ele foi um dos idealizadores e fundadores do Hospital Maternidade e Pronto-Socorro Modelo, instituição de vanguarda para a época. De 1959 a 1965, também trabalhou como diretor do Posto de Saúde, atuando na área de pneumologia. Ele presidiu de 1953 a 1954 a Sociedade Médica de Londrina, que logo em seguida teria mudança estatutária e ganharia a denominação de Associação Médica de Londrina.

Em 1959, ao lado dos cafeicultores Horácio Sabino Coimbra e Annibal Siqueira Cabral, ajudou a fundar o conglomerado Cacique, do qual foi dirigente no Rio de Janeiro e pode realizar o sonho de gerar empregos e melhorar a qualidade de vida de vários londrinenses. A Companhia Cacique de Café Solúvel, holding do conglomerado de Sardenberg, foi alçada à condição de maior exportadora brasileira de café solubilizado e de maior processadora do mundo.

clique para ampliarclique para ampliar Ficha de inscrição do Dr. Aroldo Sardenberg, há 60 anos. (Foto: reprodução).

Aroldo Marques Sardenberg também foi presidente interino do Londrina Country Club (1959) e empresta seu nome a um Centro Municipal de Saúde, no bairro Jardim Flórida, da cidade paranaense. Teve participação ativa na criação do Lago Igapó e do Iate Clube de Londrina. A ideia de represar as águas do Ribeirão Cambé para formar um lago artificial na cidade surgiu no início de 1958, em iniciativa que envolveu o então prefeito Antonio Fernandes Sobrinho e principais lideranças sociais e políticas.

Nascido em 12 de junho de 1914, ele faleceu em 1992, aos 78 anos de idade. Sua esposa, D. Maria Helena Junqueira Sardenberg, faleceu em abril de 2004, também com 78 anos.

O CRM-PR é receptivo e agradece eventuais informações adicionais que possam enriquecer o conteúdo deste material ou de outras personalidades da história da Medicina paranaense.
Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios