25/06/2018

Homenagem aos Pioneiros: Prof. Lyzandro de Paula Santos Lima (CRM-PR 384)

Considerado um dos mais respeitados clínicos do Paraná, ele compôs o primeiro grupo de conselheiros efetivos eleitos do CRM-PR, tomando posse em maio de 1959

Dr. Lyzandro de Paula Santos Lima (CRM-PR 384) era um médico que se opunha à “visão parcelada do homem”, em suas próprias palavras. Para ele, parte fundamental de tratar o paciente, era entendê-lo como um todo. Por isso estudava muito e fazia de tudo um pouco. Era um médico de múltiplas especialidades e humildade de sobra.

Nascido (19-07-1906) e criado em Rio Negro (PR), ele começou seus estudos na Universidade Federal do Paraná em 1924 – onde teve aulas com grandes vultos da Medicina do estado, como Nilo Cairo e Petit Carneiro. Porém, no terceiro ano da graduação, pediu transferência para a Faculdade Medicina da Universidade do Rio de Janeiro e lá se formou, em 1929.

clique para ampliarclique para ampliarObra e Dr. Lysandro na formatura. (Foto: Reprodução)

Mal passou uma semana após colar grau e já estava atendendo o primeiro paciente, em Rio Negro. Durante 15 anos clinicou na cidade do interior paranaense com altruísmo e humanidade. Foi um dos fundadores e diretor da Maternidade de Rio Negro – uma das primeiras do Brasil – e depois do hospital municipal. Sob sua administração, ambas as instituições cresceram e passaram por inúmeros melhoramentos.

Em 1945, mudou-se com a família para Curitiba e, três anos mais tarde, iniciou sua carreira universitária. Com auxílio do Professor Aluisio França, entrou para a Faculdade de Medicina da UFPR, onde foi assistente da Cadeira de Terapêutica Clínica e também Catedrático Interino de Clínica Médica.

Coincidiu com sua saída prematura da UFPR o começo da carreira no Hospital Nossa Senhora das Graças, em 1953. Lá, foi chefe do Departamento de Clínica Médica durante 30 anos e um dos responsáveis por elevar o patamar da instituição. Nesse período, partindo de dados obtidos nas enfermarias do Hospital, imitando seus mestres do Instituto de Manguinhos, saiu para pesquisa de campo e identificou foco endêmico de Listeriose em região no interior do Paraná, fato inédito na literatura internacional.

Além disso, ele deu aulas e foi assistente na cadeira de Tisiologia no Sanatório do Portão, foi conselheiro da gestão eleita do CRM-PR, empossada em maio de 1959, e escreveu o “Manual de Diabetes” – doença sobre a qual possuía vasta experiência. Também foi professor colaborador do Curso de Genética da Universidade Federal do Paraná, entre 1969 e 1976, e chefe do Corpo Clínico do Hospital de Clínicas da UFPR (1973-1976).

clique para ampliarclique para ampliarProf. Lyzandro de Paula Santos Lima. (Foto: Arquivo)

Pouco antes de falecer, em 12 de junho de 1982, o Dr. Lyzandro de Paula Santos Lima foi homenageado pela Academia Paranaense de Medicina. Na ocasião, deu uma palestra sobre a evolução da Medicina ao longo dos 50 anos em que clinicou. Reproduzimos abaixo as ponderações finais de sua apresentação, que expressam bem a visão que o eminente médico tinha do ofício ao qual dedicou sua vida

“Lançando um olhar para o passado, revejo meu meio século de medicina, desde aquele longínquo 4 de janeiro de 1930, quando atendi meu primeiro cliente. Nesta longa caminhada, senti e vivi a medicina sobre todos os aspectos. Sou um beneficiário do espantoso progresso da tecnologia, e nunca vi falta ao verdadeiro médico, aos que ingressam na medicina levados por uma vocação legítima, esse calor humano que sempre caracterizou o exercício da medicina. Toda essa vivência me permite afirmar que sejam quais foram os rumos a que a técnica possa conduzir a medicina, ela continuará sendo, para o verdadeiro médico, esse “divino privilégio” de que nos fala Graves: o “divino privilégio da arte de curar”. Vale que se lhe consagre uma vida”

O Professor Lysandro Santos Lima mereceu edição de livro biográfico da coleção Galeria Médico do Paraná, da Fundação Santos Lima Pró-Memória do Paraná. A obra “Lysandro Santos Lima – Uma vida dedicada à Medicina” marcou o primeiro volume de coleção, em 1985. No depoimento que registrou, apontou o Dr. Manoel Pereira da Cunha como “o maior e melhor dos meus mestres e quem mais contribuiu para minha formação profissional”. Curitiba reverencia o Prof. Lysandro emprestando o seu nome a uma praça no bairro Cidade Industrial. Na passagem dos 112 anos de seu nascimento, o CRM-PR também lhe rende homenagem na série dos pioneiros.

Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios