29/03/2018

Homenagem aos médicos que fazem parte da história de Curitiba

Cidade comemora 325 anos neste 29 de março; nomeação de logradouros mostra o papel do médico na trajetória

Nas comemorações dos 325 anos de Curitiba, merece especial reverência os profissionais médicos que ajudaram a construir esta história desenvolvimentista que se traduz pelas muitas designações que a elevam e à sua população, como Cidade Sorriso, Cidade Modelo, Capital Ecológica do Brasil e Capital das Araucárias. Até afamada internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente, a capital paranaense dos vários sotaques e diversidade cultural tem na nomeação de logradouros públicos muito de sua memória e a da gratidão de seu povo a inúmeros personagens que honraram os valores hipocráticos. Na passagem da data festiva, a homenagem do CRM-PR extensiva a todos os médicos que em Curitiba trabalharam ou trabalham, a grande maioria de modo silencioso, mas dedicado pelo melhor na atenção à saúde da população.

O primeiro médico formado presente em Curitiba foi o Dr. Joaquim Ignácio Silveira da Mota, que passou a atuar em 1842, logo depois da elevação à categoria de cidade, deixando para trás o nome de fundação de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Nascido em 1818 na Bahia e filho de magistrado, formou-se na Universidade de Giessem, na Alemanha. Foi o tronco da respeitável família Silveira da Mota, do Paraná. Faleceu em 1891, no Rio de Janeiro. A história de Curitiba registra alguns médicos que foram chefe do executivo municipal. O Dr. Alô Guimarães foi prefeito em 1945, enquanto o Dr. Wallace Tadeu de Melo e Silva no ano de 1951, sendo sucedido pelo Prof. Erasto Gaertner, que faleceu no exercício do cargo. O último prefeito médico foi o Dr. Luciano Ducci, que ficou na função de março de 2010 a dezembro de 2012 e hoje é deputado federal.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Joaquim Ignácio Silveira da Mota, primeiro médico de Curitiba. (Foto: Arquivo.)

No grande universo de médicos que emprestam seus nomes a logradouros públicos, em homenagens póstumas, aos Drs. Alô Guimarães, Wallace de Melo e Silva e Erasto Gaertner juntam-se professores e grandes expoentes da profissão, como Victor Ferreira do Amaral, Nilo Cairo, Brasílio Vicente de Castro, Mario Braga de Abreu, Ernani Simas Alves, Daniel Egg, João Nassif, Lauro Wolff Valente, Dante Luiz Junior, João Luiz Bettega, Milton de Macedo Munhoz, Manoel Macedo Loyola, (Deputado) Mário de Barros, José Cândido da Silva Muricy (o Dr. Muricy da Alameda do Centrão), que participou da fundação da Santa Casa, e Maria Falce de Macedo, a primeira mulher a se formar em Medicina pela UFPR, em 1919. Aliás, a fundação da universidade teve entre os mentores os Prof. Victor do Amaral e Nilo Cairo.

Outro vulto histórico, que nomeia rua no bairro Água Verde, é o Dr. Abdon Petit Carneiro, nascido em Paranaguá e formado na Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro. Há mais de um século, ao retornar ao estado natal, viu o litoral paranaense assolado pela varíola, fato que se repetia em outras regiões do Brasil. Petit Carneiro mudou-se tempos depois para São Paulo, onde se destacou como auxiliar de Vital Brasil, personalidade que também nomeia uma via do bairro Água Verde. Participou do processo de organização do Instituto Butantã. Nesse período, foi o primeiro médico a aplicar o soro contra a peste negra. Petit Carneiro foi professor da Faculdade de Medicina do Paraná e médico da Maternidade Victor do Amaral.

clique para ampliarclique para ampliarHomenagem à cidade de Curitiba e sua gente. (Foto: CRM-PR.)

Em dezembro de 2009, em artigo publicado na revista Iátrico, do CRM-PR, o Prof. Ehrenfried Wittig relacionou quase uma centena de médicos que dão nomes a avenidas, ruas e praças de Curitiba, muitos deles nascidos na própria cidade e que estão entre os primeiros a se registrar no CRM-PR, como os Drs. Albino Farracha de Castro (n.º 4), Mario João Scaramuzza (21), Abrahão Mansur (78), Antonio Paulino Teixeira de Freitas (81) e João Átila Rocha (82). De acordo com a pesquisa do Dr. Wittig, muitos outros ilustres médicos com reconhecimento da comunidade local já foram reverenciados pela Câmara Municipal e, aos poucos, seus nomes vão nomeando logradouros públicos. Cita outros exemplos, como o Dr. César Pernetta, que nomeia farol de saber, a Dra. Zilna Arns, homenageada no Hospital do Idoso, e os Drs. Miguel Couto, João Cândido Ferreira, Antonio Gomes e Fortunato Veleda Bermudez, que nomeiam praças públicas.

O atual presidente do CRM-PR Wilmar Mendonça Guimarães nasceu em Laguna (SC), mas veio morar em Curitiba com os pais antes dos quatro anos de idade. Recorda tem curtido a infância e juventude numa cidade que ainda era “provinciana”, de poucos carros nas ruas e de violência e criminalidade de mínimo impacto para os serviços de saúde existentes. Wilmar Guimarães realça o fato de o Conselho do Paraná estar completando neste mês de março os 60 anos de atividades, tendo cumprido o seu papel para com a cidade e a sua gente. Assim, aproveita para reforçar as congratulações à comunidade médica pela atuação incessante e que ajuda posicionar a cidade com os melhores indicadores de assistência no cenário nacional. Curitiba tem hoje 11.320 médicos ativos, sendo 6.069 homens e 5.251 mulheres.

N.R.

O Conselho desculpa-se pela impossibilidade de registrar de imediato os nomes de todos os médicos que estão consignados na memória da cidade, em trabalho que futuramente poderá ser apresentado com auxílio do executivo e do legislativo municipais e de historiadores que se dedicam a pesquisas do gênero. Vale leitura a Revista Iátrico n.º 25.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios